Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Tofu e Cogumelos com Legumes

Fizémos este "salteado" de tofu e cogumelos com legumes há umas semanas e apercebi-me que embora faça este tipo de pratos muitas vezes, ainda não o tinha partilhado aqui. Acho que depois de caril, deve ser um dos pratos com mais rotação cá por casa. É super prático e saboroso, mas que envolve quase zero esforço de preparação. É bom para aproveitar todos os legumes que temos no frigorífico, e em 15 minutos ficam com comida feita para 2 ou 3 dias refeições.

 

Convém começar por secar bem o tofu num pedaço de papel de cozinha, e deixar embrulhado uns minutos para absorver bem a humidade. Enquando isso, lavo e parto os legumes e os cogumelos. Neste caso usei couve bok choi, cenoura, e cogumelos pleurotus. Depois de seco, parti o tofu em cubos pequenos, e salteei-o no wok com um fio de azeite, uma colher de sopa de miso e outra de molho de soja até começar a ficar dourado. Depois juntei os cogumelos, os legumes, gengibre e alho em pó, umas gotas de vinagre de arroz e uma colher de chá de mel e deixei fritar até os legumes começarem a amolecer.

 

Para acompanhar, recomendo arroz basmati, ou massa de arroz. Se usarem massa de arroz, não a cozam muito e reservem um pouco da água da cozedura e envolvam os legumes para ficarem com um molho mais líquido e evitarem que a massa fique colada.

 

O bom desta receita é que podem ajustar a receita ao que têm em casa - brócolos ou espinafres em vez da couve - abóbora em vez da cenoura, etc, funciona com quase tudo, e é super prática e barata ;)

 

IMG_20180123_182335_833.jpg

 

Ingredientes:

400g de tofu firme

200g de cogumelos pleutorus

2 cenouras médias

2 couves bok choi pequenas ou uma média

1/2 colher de chá de vinagre de arroz

1 colher de chá de mel

Alho e gengibre em pó

1 pitada de sal

1 fio de azeite

 

Saltear o tofu (bem seco) no wok com 1 fio de azeite, molho de soja e miso. Juntar os legumes e os cogumelos, os restantes temperos e deixar cozinhar. Juntar sal a gosto, deixar apurar uns minutos, e servir acompanhado de arroz basmati, ou massa de arroz.

 

Boas receitas!!

 

 

4 comentários

Comentar post