Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Tempeh assado com Migas Serranas

Ando para publicar esta receita há meses, possivelmente, mas entre mudança de casa, férias e re-organizar a minha vida pós-férias e pós-mudança, só agora consegui pegar nela. Na realidade a minha vida continua um caos, e para além de andar cheia de trabalho, ainda tenho milhentas coisas para tratar em casa, incluindo roupa para organizar da mudança (sim, ainda), e caixotes espalhados por todo o lado que não posso arrumar porque nem sequer tenho onde por coisas. E para evitar que a minha cabeça exploda, à la desenho animado ;) adoptei a postura do "respira, e não pira". Vamos fazendo as coisas com calma. A casa está habitável, temos o essencial para viver, e o resto vai-se compondo.

 

Quando a esta receita, já aqui partilhei o meu amor por tofu assado com soja e miso, e lá por casa o tempeh partilha desse mesmo amor. Geralmente corto o tempeh* em fatias finas, ainda congelado, e tempero com uma colher de sopa de molho de soja e outro de miso (envolvendo bem com as mãos), e levo ao forno ou salteio numa frigideira com um fio de azeite - idealmente virando a meio - para ficar igualmente tostado de ambos os lados. Desta vez, decidi inovar um pouco e fiz uma espécie de "papelote" de tempeh. Coloquei cerca de 200g de tempeh fatiado num pedaço de papel de prata, temperei com 2 colheres de sopa de molho de soja, um fio de azeite, lima, salsa e umas pedrinhas de sal e pimenta. Fechei bem o papel de prata por forma a cozinhar a vapor, e levei ao forno cerca de 20 minutos a 180º. 

 

Enquanto o tempeh assava, preparei as migas serranas (que não faço mais vezes porque sou menina para comer aquilo às colheres, e lá se vai o almoço do dia seguinte... e porque em vez de ir para os sítios fixes, vai tudo parar à barriga e ancas ;)). Para as migas serranas costumo usar feijão frade, couve portuguesa - que geralmente trago dos sogros - e broa de milho. Começo por colocar um fio de azeite na frigideira e coloco as couves a saltear. Como elas largam um pouco de água, deixo-as cozinhar até secarem e só então junto o feijão frade (previamente cozido), a broa, alho em pó ou picado e mais um bom fio de azeite e deixo fritar cerca de 10 minutos.

 

Super prático e muitooo guloso - especialmente as migas :)

 

DSC02625 (2).jpg

 

 

Ingredientes:

 

Tempeh* Assado (no "papelote"):

200g de tempeh

2 colheres de sopa de molho de soja

1 fio de azeite

Sumo de 1 lima

Sal e pimenta

Salsa fresca

 

Migas Serranas:

Um pedaço de broa de milho

Feijão frade (usei feijão que tinha cozido em congelado em casa, mas será o equivalente a cerca de 1 lata)

Couve portuguesa (o equivalente a uma couve grande, que ela murcha muito)

Azeite, sal e alho

 

* Em alternativa ao tempeh, podem sempre usar tofu, ou mesmo frango, para uma versão não vegetal. 

 

Colocar o tempeh num pedaço de papel, temperar, e levar ao forno 20 minutos a 180º, fechando bem o papel/ papel de prata para cozinhar a vapor. Enquanto isso, saltear a couve com um fio de azeite, deixar reduzir, juntar o feijão frade, a broa partida em pedaços, o alho. Temperar com sal a gosto, e deixar fritar até ficar douradinho a gosto. Servir e tentar não comer as migas à colherada ;)

 

 

Boas receitas!!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.