Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Tapioca de "caramelo"

Na verdade esta tapioca não leva caramelo, mas a consistência e aparência são tão semelhantes, e ficou tão rica e docinha, que passa bem por caramelo ;)

 

Finalmente consegui encontrar tapioca granulada. Com a moda recente de crepes de tapioca - e não só - tem andado esgotada nos sítios onde habitualmente faço compras. No fim de semana passado lá a encontrei num sítio não habitual, e abasteci-me para várias semanas/ meses ;)

 

Na estreia, optei por fazer um simples pudim de tapioca para o P matar saudades dos sabores da sua infância. Numa versão à la receitas tolerantes.

 

Começei por demolhar 125 g de tapioca granulada em 600ml de leite de alpista (poderão usar outro leite vegetal). Deixei tapado, à temperatura ambiente, cerca de 4h, até a tapioca absorver o líquido. É fantástica a capacidade de absorção daquelas mini esferas ;) 

 

Findas as 4 horas de espera, levei o preparado ao lume, juntando 3 paus de canela, 2 vagens de cardamomo, e 2 copos de água, e deixei cozinhar, mexendo sempre. Se não o fizerem, vai pegando ao fundo. Passados cerca de 10 minutos, quando as bolinhas começaram a ficar translúcidas, retirei os paus de canela e cardamomo, e juntei 100g de açúcar de côco e 1 colher de sopa (peneirada, para não criar grumos) de amido de milho e continuei a mexer mais 5 minutos até ficar tudo incorporado e o amigo de milho exercer a sua magia e engrossar o "pudim". Por fim, retirei do lume e juntei canela em pó. Se preferirem, podem juntar umas gotinhas de limão, para cortar o "doce", mas nós optámos pela versão mais doce. Até porque o limão estava esgotado na nossa despensa ;)

 

Podem comê-la fresquinha, depois de a levar ao frigorífico, ou diretamente do taço, ainda morna, como os gulosos cá de casa fizeram. E que belo lanche... uma taça morna de "caramelo" docinho.

 

IMG-20161127-WA0009.jpg

 

Ingredientes:

125g de tapioca granulada

600 ml de leite vegetal

2 copos de água

3 paus de canela

2 vagens de cardamomo

1 colher de sopa de amido de milho

Canela em pó a gosto (eu usei 1 colher de chá)

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.