Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

"Soufflé" de Quinoa com Legumes

Hello, hello! Não tenho andado a publicar muita coisa, eu sei. Andamos em mudança de casa, e até final de Julho as coisas vão andar num ritmo mais lento. De qualquer forma, vão havendo sempre novidades no Instagram - que podem seguir aqui. Nos próximos tempos vamos também andar a tentar gastar o que temos na despensa e/ou congelador, para evitar levar muita coisa para a casa nova. Portanto, podem esperar algumas receitas mais improvisadas que poderão correr bem (e vir parar aqui), ou não...

 

Esta é mais uma das minhas receitas de aproveitamento, tão simples e tão boa, que acho que vale a pena partilhar. Como é costume, este Domingo fiz uma sessãozinha de mealprep, onde preparei algumas coisas para ir comendo durante a semana (podem ver algumas stories que fiz nos destaques do Instagram). Entre elas fiz um grande tacho de quinoa, legumes assados no forno, uma espécie de migas serranas (com couve, feijão frade e broa), e tempeh e salmão assados com soja e lima, respetivamente. Também deixei algumas coisas semi-preparadas para ir fazendo saladas de forma muito mais rápida e prática, especialmente à noite. Sem desculpas para não comer bem ;)

 

De tudo isto, a meio da semana já só tinhamos cerca de 1 chávena de quinoa cozida, e 4 colheres de sopa de legumes assados, que dificilmente davam para uma refeição para 2 pessoas. Recordando esta quiche, que partiu mais ou menos do mesmo conceito, à quinoa cozida juntei 2 ovos de linhaça, 2 colheres de sopa (bem cheias) de amido de milho, 1/2 chávena de água, os legumes assados, um pouco de sal, pimentão doce, alho em pó e oregãos (cerca de 1 colher de chá rasa de cada). Misturei tudo com um garfo e coloquei em 2 ramequins untados com óleo de côco, e levei-os ao forno (pré-aquecido) cerca de 30 minutos a 180º, até ficarem com um tom ligeiramente dourado.

 

Depois juntei-lhes uma salada de pepino e tomate, um pouco do meu creme de abacate favorito (partilho a receita em baixo), e uns ovinhos bio cozidos, e ficámos com um almoço simples, nutritivo e super saboroso para 2 pessoas. Caso não tenham quinoa, podem usar restos de trigo sarraceno, aveia, ou simplesmente uma farinha a vosso gosto (farinha de arroz integral, por exemplo), e juntar-lhe qualquer sobra de legumes, carne ou peixe que tenham em casa!

 

 

DSC02639 d.jpg

  

DSC02666 d.jpg

 

 

Ingredientes (2 quiches):

1 chávena de quinoa cozida (1 medida de "cup" = +/- 200g)

4 colheres de sopa de legumes assados

2 colheres de sopa cheias de amido de milho

1/2 chávena de água (100 ml)

2 ovos de linhaça*

1 colher de chá rasa de oregãos secos

1 colher de chá rasa de pimentão doce/ paprika, 

1 colher de chá rasa de alho em pó

Sal a gosto

Óleo de côco

 

*2 colheres de sopa de linhaça + 6 colheres de sopa de água, misturar e esperar que engrosse - cerca de 10 minutos. Este passo convém ser feito antes de tudo o resto, para não atrasar o processo.

 

Misturar todos os ingredientes, juntar os ovos e colocá-los em 2 ramequins untados com óleo de côco. Levá-los ao forno pré-aquecido a 180º até dourar (cerca de 25-30 mins). Acompanhar de uma boa salada de pepino e tomate, juntar 1 ovo cozido biológico, e um pouco de creme de abacate.

 

Creme de Abacate

1 abacarte maduro

1 fio de azeite

Oregãos secos

Sumo de 1 limão

Sal e pimenta q.b.

 

Esmagar o abacate com um garfo, juntar o sumo de limão e os restantes ingredientes e envolver tudo. Pode ser usado para barrar no pão, como tempero para saladas ou molho para massas, entre tantas outras coisas.

 

Boas receitas!