Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Sobremesa "self-service": Fruta com Crumble e Gelado.

Adoro fazer sobremesas em que são os próprios convidados que acabam de a preparar, a seu gosto. Reduz-se o tempo de preparação na cozinha, convive-se mais, e a probabilidade de cada convidado ficar satisfeito aumenta.

 

De Inverno faço muitas vezes uma variante estilo cheesecake, em que trituro bolachas, ou preparo um crumble mais fino para usar como base, faço uma espécie de compota simples de fruta (uma versão rápida, que não demora mais do que 20 minutos), e sirvo com sobremesas de soja de baunilha ou outro iogurte vegetal. Os convidados podem fazer a versão "original", com bolacha no fundo, a sombresa de soja no meio, e a compota por cima, ou servir-se de variantes a seu gosto, com mais crumble, menos compota, etc.

 

De Verão, surge a versão crumble com fruta assada e gelado, que preparei este Domingo para uns amigos que recebemos cá em casa. Em vez de preparar uma compota, assei nectarinas e ameixas no forno com óleo de côco (2 colheres de sopa no fundo), 2 colheres de sopa bem cheias de mel, e hortelã. Levei ao forno cerca de meia hora a 180º, e terminado o tempo, retirei e deixei arrefecer completamente.

 

Para o crumble, juntei 1 chávena de aveia sem glúten (porque uma das convidadas é celíaca), 1 chávena de farinha de milho, 3 colheres de sopa de óleo de côco, 5 de xarope de ácer e 1 colher de chá de pasta de baunilha e misturei com um garfo até ficar com a consistência desejada (parecida com migalhas de bolacha). Aproveitei o forno ainda quente da assadura da fruta, e levei-o ao forno cerca de 20 minutos a 180º, mexendo a cada 5 minutos, para não queimar. Tal como a fruta, deixei arrefecer completamente antes de servir.

 

Por fim, coloquei tudo na mesa, e "convidei" os convidados (perdoem-me a redundância) a construir a sua própria sobremesa ;) 

 

Esta versão, com nectarina e ameixa, ficou ligeiramente ácida. Caso prefiram sobremesas mais doces, sugiro, por exemplo, a maçã, ou a banana assada.

 

 

 

IMG-20160724-WA0036.jpg

 

 IMG-20160724-WA0032.jpg

 

Ingredientes:

 

Fruta assada:

Fruta a gosto

Hortelã

Óleo de côco

Mel

 

Crumble

1 chávena de aveia sem glúten (podem usar da normal se não forem alérgicos ao glúten)

1 chávena de farinha de milho

3 colheres de sopa de óleo de côco

5 colheres de sopa de xarope de ácer

1 colher de chá de pasta de baunilha

 

Caso queiram poupar no tempo de preparação poderão cozer a fruta num tacho enquanto o crumble cozinha. Assim, ambos estarão prontos em cerca de 20/30 minutos. 

 

Boas receitas, e bons convívios!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.