Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Scones de Batata Doce

Um miminho pré-festas ;) Fizemos este fim de semana para um lanche e estavam uma maravilha. Especialmente com manteiga, ou com compota caseira de abóbora e canela.

 

Utilizei esta receita, com um pequeno ajuste: em vez do açúcar de côco e das especiarias para tarte de abóbora, que não tinha em casa, utilizei açúcar mascavado e uma mistura de especiarias que eu própria esmaguei no almofariz (cravinho, noz moscada e anis). O leite que utilizei foi de amêndoa com arroz.

 

Começei por assar uma batata doce grandinha no forno, durante cerca de 1 hora. Assim que estava terminada, retirei-a do forno e coloquei numa bacia com água para arrefecer. Entretanto, começei a preparar os restantes ingredientes. Numa taça, juntei a farinha sem glúten, o fermento, a canela, a mistura de especiarias que referi acima, e o sal. Noutra, misturei o óleo de côco com o açúcar mascavado.

 

Após este passo, voltei à batata. Retirei-lhe a casca e esmaguei-a bem, juntando à taça do óleo de côco, e acrescentando o xarope de ácer. Misturei tudo bem e juntei os ingredientes secos e o leite. Depois formei bolas, achatei-as ligeiramente, e cozinhei no forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 minutos. O meu forno infelizmente não é dos melhores.

 

Gostava de ter deixado mais uns minutos para tostar por cima, mas estavam a começar a queimar em baixo e não tenho forma de direccionar o calor apenas para a parte de cima do forno. Se o vosso permitir, diria que uns minutinhos mais para tostar eram um bónus. De qualquer forma, ficaram muito saborosos, eu e o P adorámos, e foram um sucesso junto dos convidados.

 

 

IMG_20151220_171130

 

 

IMG_20151220_172358

 

 

Ingredientes (cerca de 12-15 scones):

1 batata doce grande (cerca de 3/4 a 1 chávena de batata esmagada)

1/4 chávena de óleo de côco

2 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de xarope de ácer

1 + 1/4 chávenas de farinha sem glúten

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de canela

1/2 colher de chá de especiarias

1/4 colher de chá de sal

3 colheres de sopa de leite de amêndoa e arroz

 

 

 Boas receitas, e FELIZ NATAL!!

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.