Bolo-scone de Aveia e Côco
Podem-lhe chamar o que quiserem: scone, pão doce, bolo. Para mim, não sendo suficientemente doce para ser considerado bolo e doce demais para ser pão, parece-me razoável dizer que é um scone que se come à fatia ;) Para os pouco gulosos pode ser comido mesmo assim, para os outros, fica um mimo com um fio de mel! Como eu e o P somos muito gulosos, temos comido ao pequeno-almoço e lanche, regado com um bom fio de mel, e acompanhado de fruta ou de um sumo natural, feito com a preciosa ajuda da nossa máquina de sumos ;)
Para fazer o scone, misturei no processador de comida 1 chávena de farinha de côco, 1 chávena de aveia, 2 colheres de sopa de linhaça, 1 banana madura, 4 colheres de sopa de óleo de côco, 1 colher de chá de pasta de baunilha, 2 chávenas e meia de leite de amêndoa, 1colher de chá de canela, e 2 colheres de sopa de geleia de côco. Bati até a mistura ficar bem homogénea, coloquei numa forma untada com óleo e farinha de côco, e levei ao forno pré-aquecido a 180º. No nosso forno cozinhou cerca de 40 minutos, mas poderá variar. Quando estiver a ficar dourado, e passar no teste do palito, está pronto a ser comido. Deixem apenas arrefecer o suficiente para não queimarem a língua ;)
A textura e sabor deste scone fazem-me lembrar vagamente a sericaia. Ou, se quiser ser mais rigorosa, um cruzamento entre a tradicional sericaia e uma panqueca de aveia e banana. E é tão rico que uma fatia é o suficiente para satisfazer até os mais esfomeados durante umas horas. Acompanhado de fruta fresca ou um sumo de fruta, transforma-se um pequeno almoço bem nutritivo, com um toque indulgente que sabe tão bem... :)
Ingredientes:
1 chávena de farinha de côco
1 chávena de aveia
2 colheres de sopa de linhaça
1 banana madura
4 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de pasta de baunilha
2 chávenas e meia de leite de amêndoas
1colher de chá de canela
2 colheres de sopa de geleia de côco
Boas receitas!!