Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Salgadinhos saudáveis (sem glúten e sem lactose)

Já não escrevia nada aqui há muito tempo, que saudades. A prioridade agora tem sido cuidar de mim e desta piolha boa, que já vai com quase 33 semanas. Daqui a nada está aí!! E sem darmos por isso estará a comer e este blog vai passar a ter só sopas para bebé e papas de fruta e cereais ;)

 

Até lá, vamos ter algumas receitinhas que vou preparar para congelar e ter "à mão" quando ela nascer - um mega meal prep para recém mamãs e papás - e estas receitas do chá de fraldas da nossa #babytolerante. Antes de mais, deixem-me situar-vos: a nossa preocupação era oferecer um lanchinho saudável e nutritivo, que toda a gente pudesse disfrutar e sem me deixar demasiado exausta, porque a energia não é a mesma, e há outras condicionantes da gravidez que não permitem fazer grandes esforços nem estar de pé muito tempo. Daí termos começado a preparar algumas das coisas com semanas de antecedência. Definimos o menú, e pensámos no que poderia ser feito antecipadamente e congelado para levar ao forno no dia, ou simplesmente para descongelar ao ar.

 

2019-05-05 09.21.44 2.jpg

 

2019-05-05 09.21.46 1.jpg

 

2019-05-05 09.21.48 1.jpg

 

 

Assim sendo, tentámos que fosse quase tudo sem glúten visto haver convidados com restrições nesse sentido, sem lactose para eu poder comer de tudo, e maioritariamente saudável. No entanto, e por saber que alguns dos convidados são mais tradicionais, e não querendo correr o risco de excluir ninguém, tínhamos alternativas mais comuns como pão, queijo, fiambre, presunto, azeitonas e uns scones que foram feitos com farinha de trigo e espelta integral, mas fora isso, seguiram uma receita "normal", incluindo com açúcar e margarina e tudo a que tinham direito. Acedi também em comprar 1 pacote de batata fritas. Para além disto e dos salgados que são o tema deste post, o menú incluiu:

 

- uma compota caseira de frutos vermelhos, húmus, dip de beringela, creme de abacate (podem encontrar as receitas aqui),  que servimos com crackers de sementes (também caseiras)

 

- muffins de amêndoa e arandos (adaptados desta receita)

 

- este crumble de maçã e o brownie de avelãs que fazem sempre sucesso

 

- um pão de abóbora com nozes e outro de banana (há vários maravilhosos, os meus preferidos são da Marta e este do The Advocado)

 

- limonada e sumo de laranja, ambos sem açúcar, e água aromatizada que fizemos com as cascas do limão e da laranja e umas folhinhas de hortelã (tínhamos também meia dúzia de pacotes de sumo de maçã e laranja bio do lidl, que são uma das melhores opções não naturais, a meu ver, embora seja sempre preferível fazer os sumos em casa)

 

2019-05-05 09.21.49 2.jpg

 

2019-05-05 09.21.50 1.jpg

 

2019-05-05 09.21.54 1.jpg

 

 

Os muffins, pães de banana e abóbora, brownie e salgados foram todos preparados antecipadamente e congelados. Os salgados congelei antes de levar ao forno, mas o resto cozinhei, deixei arrefecer totalmente e depois congelei. No próprio dia, descongelei ao ar durante algumas horas e levei apenas uns minutos ao forno antes de colocar na mesa, para estarem com uma temperatura mais amena. Os salgados coloquei num tabuleiro de ir ao forno ainda congelados, e assei-os no forno até estarem tostadinhos. As restantes coisas preparei - com muita ajuda do maridão e duma prima nossa que ficou cá em casa - entre o dia antes da festa e o próprio dia.

 

A decoração foi muito simples, usámos maioritariamente coisas que já tínhamos como os cartões que tinham sobrado do nosso casamento para escrever os nomes dos pratos, fitas de tecido enroladas em frascos, pratos e jarros nossos ou dos meus pais, e comprámos pratos, talheres e pratos biodegradáveis e palhinhas de cartão no Jumbo - não tínhamos opções reutilizáveis para todos, e foi a melhor alternativa que conseguimos encontrar. 

 

2019-05-05 09.21.49 3.jpg

 

 

Parabéns se chegaram tão longe neste post gigante, mas chegámos finalmente à receita dos salgados saudáveis ;) Queríamos ter uma opção para todos os gostos e por isso decidimos fazer 1 salgado com carne vermelha, outro com carne branca e um de peixe. Na realidade também tinha pensado em fazer falafel ou uma 4ª opção veggie, mas já não consegui preparar a tempo, e como tínhamos o húmus, o dip de beringela e o creme de abacate, e muitos dos outros pratos eram veggie, não achei crítico. 

 

As receitas são muito simples - à excepção dos espinafres que salteei antes de juntar ao resto e das batatas para os pastéis, simplesmente misturámos todos os ingredientes numa taça grande, temperámos, moldámos e levámos ao congelador. Vou colocar em baixo as quantidades que usei e o número aproximado de salgados que rendeu.

 

2019-05-05 09.21.57 1 (1).jpg

 

Croquetes de frango com espinafres e "queijo": cerca de 30 croquetes

1200g de peito de frango picado

300 g de espinafres

2 mãos cheias de amêndoa picadas

4 colheres de sopa de linhaça (+ alguma para moldar os croquetes)

2 colheres de sopa de levedura

1 mão cheia de cebolinho picado

Sal, azeite a alho a gosto

 

Saltear os espinafres numa frigideira com alho, azeite, sal. Juntar a levedura e deixar cozinhar uns minutos. Retirar do lume e passar com a varinha mágica. Quando arrefecer juntar aos restantes ingredientes, envolver bem e formar croquetes, passando-os por linhaça moída no final. Cozinhar cerca de 30 minutos a 180º graus até estarem tostados. Também podem ser congelados antes de levar ao forno. !! Atenção que depois de congelados poderão demorar mais algum tempo no forno.

 

 

Bolinhas de vitelão com tomate seco e manjericão: cerca de 35 bolinhas

1500g de vitelão picado

10 botões de tomate seco

3 mãos cheias de manjericão fresco

1 mão cheia de tomilho fresco

2 colheres de chá de paprika

4 colheres de chá de alho em pó

Sal, azeite e pimenta a gosto

Farinha de arroz para envolver

 

Misturar todos os ingredientes à excepção da farinha de arroz (picar as ervas antes de as juntar ao resto), e envolver bem. Moldar as bolinhas e envolver com farinha de arroz. Cozinhar cerca de 30 minutos a 180º graus até estarem tostados. Também podem ser congelados antes de levar ao forno. !! Atenção que depois de congelados poderão demorar mais algum tempo no forno.

 

 

Pastéis de bacalhau e grão: cerca de 25 pastéis

1 kg de bacalhau desfiado demolhado 

1 lata grande de grão cozido (cerca de 400g de grão escorrido)

300-400g de batata cozida (tentámos colocar +/- a mesma quantidade de grão)

3 colheres de sopa de fécula de batata

1 molho de salsa fresca picada

Azeite, sal e alho a gosto

 

Descascar as batatas, cozer cerca de 15 minutos, escorrer e deixar arrefecer. Juntar todos os ingredientes numa taça grande e passar com a varinha mágica ou triturar no processador até ficar uma mistura cremosa, mas com alguns pedaços de bacalhau, grão e batata um pouco maiores para dar textura. Moldar os pastéis usando 2 colheres de sopa. Cozinhar cerca de 30 minutos a 180º graus até estarem tostados. Também podem ser congelados antes de levar ao forno. !! Atenção que depois de congelados poderão demorar mais algum tempo no forno.

 

 

E é isto. Simples, saudável, prático, e com a vantagem acrescida de que podemos congelar para ter comidinha boa sempre à mão. Basta colocar no forno e preparar o acompanhamento no tempo que levam a cozinhar :)

 

Boas receitas e bom proveito!!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.