Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Salada de Millet com Atum fumado

No Verão costumo fazer muitas vezes saladas frias para o jantar. É uma forma de comer legumes (e fruta) frescos e fazer uma refeição leve e rápida, para poder aproveitar melhor tudo o que esta maravilhosa cidade tem para oferecer nesta altura do ano. Com um pequeno senão. As saladas tradicionais aborrecem-me e deixam-me insatisfeita. Cansa-me comer alface e tomate com atum ou frango, por muito que inove no molho, e acabo sempre por ficar com fome. Por estas razões estou constantemente à procura de combinações frescas, interessantes e saborosas para criar saladas saudáveis e nutritivas, que fujam ao tradicional.

 

Comprámos no outro dia uma caixa de atum fumado e decidi criar qualquer coisa partindo daí. E comprámos outra de salmão marinado que provavelmente vai acabar dentro dum wrap, com queijo creme sem lactose, cebolinho, rúcula, ou agrião e umas gotinhas de limão... e lá estou eu a dispersar ;)

 

Voltando à salada.... Comecei por cozer meia chávena de millet apenas com água e (pouco) sal. Enquanto o millet cozinhava, preparei uma taça de azeite temperado com alho e cebolinho. Depois retirei o atum da caixa, e marinei-o com o sumo de meia laranja. Finalmente, arranjei descasquei 1/2 pepino e pu-lo de molho com água e sal. Quando o millet terminou, coloquei-o nos pratos para arrefecer, e lavei um punhado de rúcola, ao qual juntei o pepino, sem sementes, cortado em pequenos cubos. Em cima do millet coloquei o azeite aromatizado, juntei a salada de rúcula e pepino, e por fim o atum e o sumo de laranja onde tinha estado a marinar.

 

O P adorou. E eu também. O azeite aromatizado e o sumo de laranja foram o suficiente para conferir humidade ao prato, o sal do atum contrastou maravilhosamente com a laranja, e duma forma geral os sabores fundiram-se todos muito bem :) Sem dúvida um prato a repetir este Verão. Rápido, fresco e nutritivo.

 

 

IMG_20150706_201121.jpg

 

 

IMG_20150706_200750.jpg

 

 

IMG_20150706_201640.jpg 

 

Ingredientes (para 2):

1/2 chávena de millet (ou cuscus, para uma versão com gluten, caso não tenham millet)

100g de atum fumado

1/2 laranja

1/2 pepino

1 mão cheia de rúcula

Azeite

Cebolinho fresco

2 dentes de alho

 

 

Boas receitas!