Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Rolo de Carne com Espinafres, Tomate Seco e Manjericão

Não sei como é que ainda não tinha publicado esta receita. Este rolo de carne é um dos pratos favoritos dos nossos convidados. Em cada 3 jantares cá em casa, num deles servimos este rolo de carne ;) E é especialmente interessante para amigos com filhos, à semelhança desta bolonhesa, conseguimos incorporar legumes na receita, sem que o sabor os denuncie ;) Neste caso, basta escolher uma boa carne picada de bovino, de preferência bio, que o sabor da carne, do tomate seco e do manjericão tratam de "esconder" os espinafres que já por si não têm um sabor por pronunciado. 

 

As quantidades vão depender do número de convidados, mas 1kg de carne picada alimenta cerca de 8 convidados, talvez um pouco menos se forem pessoas de muito alimento. Para preparar o rolo, num processador de comida trituro a carne picada, com 2 ou 3 dentes de alho, um saco de espinafres grande ou 2 mais pequenos (idealmente bio), uns 10 botões de tomate seco, uma ou duas mãos cheias de manjericão fresco, 2 colheres de sopa de molho de soja (ou tamari, para uma versão sem glúten), 1 caixa de cogumelos paris, umas pedritas de sal, pimenta branca e meia dúzia de azeitonas pretas. Se tiver um vaso com tomilho fresco em casa, também gosto de juntar.

 

Provavelmente já deu para perceber que não cabe tudo no processador. Preparo metade da de cada vez, e no final misturo tudo à mão, e junto 2 ovos para ajudar a unir tudo, ou em alternativa, 2 ovos de linhaça ou 2 colheres de sopa de amido de milho. Como o rolo leva espinafres e cogumelos é mesmo necessário juntar alguma coisa que ajude a unir os ingredientes caso contrário desfaz-se facilmente. Dica: é mais fácil se triturarem primeiro tudo o resto e só depois juntem a carne. Tritura melhor, e fica mais homogéneo.

 

Depois levo ao forno cerca de 1h/ 1h30m, a 180º, num pirex untado com um fio de azeite, e temperado com um pouco de vinho branco, alho, majericão seco e oregãos. [Em alternativa ao vinho, poderão usar um caldo de legumes caseiro]. Acompanhamos este rolo geralmente com arroz e uma boa salada, temperada com azeite e vinagre balsâmico. Faz sempre sucesso! ;)

 

Se quiserem reduzir o tempo de cozedura, podem fazer hambúrgeres - exemplo aqui, Também podem substituir a carne por granulado de soja, e fazer uma versão vegetariana.

 

 

IMG_20170324_203733 b.jpg

 

 

IMG_20170324_202933 c.jpg

 

 

Ingredientes:

1kg de carne picada

2 ou 3 dentes de alho + 1 ou 2 para temperar

300g espinafres (de preferência bio) 

10 ou 12 botões de tomate seco

1 ou 2 mãos cheias de folhas de manjericão fresco

2 colheres de sopa de molho de soja (ou tamari, para uma versão sem glúten)

300g de cogumelos paris

1/2 dúzia de azeitonas pretas

2 ovos/ 2 ovos de linhaça/ 2 c. de sopa de amido de milho

1/2 chávena de vinho branco

Manjericão e oregãos secos

1 fio de azeite

Sal e pimenta q.b.

 

Boas receitas!