Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Quiche de Quinoa com Legumes

Estou em falha convosco, eu sei. Entre ter perdido o telemóvel (descuido meu, e depois alguém se apoderou dele, coisa que seria incapaz de fazer e me faz muita confusão, mas enfim), e todos os seus conteúdos incluíndo muitas fotos e vídeos de receitas, algumas por publicar, e (muito) trabalho, não tenho tido tempo para vir aqui. Esta foi uma das vítimas do furto (a única foto sobrevivente foi esta, que fui buscar ao Instagram) e da falta de tempo.

 

Mas como a vida continua, aqui vai a receitinha. A base levou 1 chávena e 1/3 de quinoa cozida, à qual juntei 2 "ovos" de linhaça (1 colher de sopa + 3 de água por ovo, e deixei repousar cerca de 10 minutos), 1/4 de chávena de água, 1 colher de sopa de amido de milho, umas pedras de sal e finalmente 1 colher de café de alho em pó e ervas a gosto. Eu usei oregãos e manjericão, mas poderão usar outros que gostem mais. Misturei tudo, e coloquei na forma, que levei ao forno pré-aquecido cerca de 15 minutos a 180º.

 

Enquanto isso, preparei o recheio. Salteei os cogumelos shitake (usei secos, que hidratei cerca de 20 minutos em água morna) com 1/2 curgete e 2 colheres de sopa de molho de soja, durante cerca de 10 minutos. 

 

Depois coloquei o recheio na base de quiche, juntei 2 ovos batidos, com uma pitada de sal (não tinha mais ovos, nem cebolinho, que teria ficado perfeito!), e levei ao forno mais 15 minutos.

 

Done :) super simples, saborosa e perfeita para dar alguma rotatividade a restos de quinoa (ou trigo sarraceno, ou millet, ou...) que tenham cozinhados. Para o recheio também podem usar outros legumes que tenham em casa como espinafres, pimentos, couve flor, brócolos, espargos. No fundo é uma forma perfeita de juntar todos as pontas perdidas que tenham no frigorífico transformando-as numa refeição "nova" e deliciosa.

 

Tarte de Quinoa 2.jpg

 

Ingredientes:

Para a base:

1 + 1/3 de chávena de quinoa cozida

2 "ovos" de linhaça

1/4 de chávena de água

1 colher de sopa de amido de milho

1 colher de café de alho em pó

Ervas secas a gosto

1 pitada de sal

 

Para o recheio:

Cogumelos shitake/ outro tipo de cogumelos

1/2 curgete/ outros legumes a gosto

2 colheres de sopa de molho de soja

2 ovos (poderão usar mais, mas 2 foi suficiente para unir tudo)

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.