Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Papas de Trigo Sarraceno

Há duas alternativas que eu adoro às "tradicionais" papas de aveia. Que lá em casa, a maioria das vezes, de tradicionais nada têm porque gosto de lhes juntar linhaça e chia (nas overnight oats), ou juntar outros ingredientes para as tornar mais interessantes. As mais tradicionais faço-as - ocasionalmente - no Inverno, com leite vegetal, algum adocante natural como o mel ou xarope de ácer, e 99% das vezes, muita canela em pó, que EU AMO DE PAIXÃO! Depois junto-lhes fruta, e mais alguns toppings, para alegrar os olhos e alma (para além da barriga ;)). 

 

Mas para quem não gosta de aveia, ou para uma alternativa igualmente nutritiva, como referi anteriormente, há duas alternativas de que gosto muito: papas de quinoa, ou de trigo sarraceno. A quinoa deixo de molho durante a noite, porque tenho alguma dificuldade em processá-la caso contrário. O trigo sarraceno cozinho sem demolhar.

 

A receita não tem ciência nenhuma, e é exatamente igual à das papas de aveia "tradicionais". Num tacho coloquei cerca de 1/2 chávena de grãos de trigo sarraceno (inteiros), e 400 ml (ou uma chávena grande) de leite vegetal. Costumo usar leite vegetal bio, não açucarado, mas há milhentas receitas para fazerem os vossos próprios leites em casa, se preferirem uma alternativa ainda mais natural. Depois deixo cozinhar o trigo durante cerca de 15mins, acrescentado alguns extras. Neste caso juntei 1 fio de xarope de tâmaras, e canela em pó. Estas quantidades são para 1 pessoa, porque o P não estava em casa, e cozinhei só para mim, mas podem perfeitamente duplicar ou triplicar, e o resultado será o mesmo ;)

 

Quando o trigo está cozinhado a vosso gosto (eu gosto do meu crocante), desliguem, coloquem numa taça, e cubram com frutinha, sementes, manteigas de frutos secos... o que vos apetecer!

 

IMG_20180329_100517c.jpg

 

IMG_20180329_100815 c.jpg

 

 

Ingredientes (para 1 pessoa):

1/2 chávena de trigo sarraceno (em grão)

400 ml (ou uma chávena grande) de leite vegetal

1 fio de xarope de tâmaras

Canela em pó a gosto

 

Cozinhar o trigo sarraceno com o leite vegetal durante 10 ou 15 mins, acrescentado a canela e o xarope (quase) no final da cozedura. Desligar, colocar numa taça e juntar fruta e toppings a gosto.

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.