Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Papas de Aveia, Goji e Chia e Ameixa

Sou um zombie de manhã. Demoro demasiado tempo a levantar-me da cama, e tenho sempre de tomar banho e arranjar-me a correr para não me atrasar. E desconfio que os meus olhos se mantêm semi-cerrados até meio do caminho para o trabalho.

 

Se não fosse o P, a maioria dos dias tinha de tomar o pequeno almoço fora, ou comer qualquer coisa pouco saudável no trabalho. É ele que prepara os sumos e batidos, seguindo as minhas indicações, que corta a fruta para adicionar às papas de aveia, quinoa e outras e que organiza a marmita para levar para o trabalho. É um santo, eu sei :)

 

Por essa razão, deixo quase tudo preparado de véspera (pequeno almoço e marmita), sendo apenas necessário adicionar fruta fresca e comer, e arrumar os tupperwares, fruta e legumes nos sacos térmicos.

 

Ontem à noite, enquanto preparávamos o almoço para hoje, fiquei com saudades de comer papas da aveia. Das cozinhadas, não daquelas que se preparam cruam e se deixam no frigorífico durante a noite (os famosos "overnight oats"). Cozinhei a aveia com 1 tâmara das grandes, descaroçada, 1 colher de chá de xarope de ácer, canela, umas gotas de limão e leite de arroz e amêndoas da Joya (é o meu preferido, mas o de arroz e avelãs também é maravilhoso, sabe a cappucino), numa proporção de 1 para 5 (5x mais leite). Ficou muito doce, a tâmara já tem muito açúcar, e o xarope de ácer talvez fosse desnecessário, mas ainda bem porque a ameixa que juntámos de manhã estava muito ácida :P

 

Geralmente junto sementes e frutos secos antes de guardar no frigorífico, mas já era tarde e ainda não tinha arrefecido o suficiente, portanto, excepcionalmente, deixámos esse passo para de manhã. De manhã, foi só juntar a cada uma das taças 1 colher de chá de linhaça moída, meia de sementes de chia, meia dúzia de bagas goji e a ameixa. Como referi acima, a ameixa estava muito ácida, o que contrastou com o doce das papas e portanto acabou por ficar muito saboroso.

  

E nutritivo :)

 

IMG_20150625_093347.jpg

 

Ingredientes (para 2):

4 colheres de sopa de aveia

Leite de arroz e amêndoas (ou outro)

1 tâmara grande ou 2 pequenas

1/2 c. chá de xarope de ácer

Canela q.b.

Limão

2 c. chá de linhaça moída

1 c. chá de sementes de chia

Bagas Goji q.b.

2 ameixas médias/ grandes

 

Boas receitas!