Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Pão de Abóbora com Nozes

Ando há meses a tentar fazer um pão de abóbora sem lactose e sem glúten, e que não seja demasiado húmido nem demasiado seco. Tenho testado algumas receitas até chegar a uma do meu agrado, que tinha obviamente de levar nozes, porque abóbora e nozes é uma daquelas combinações perfeitas. Esta receita também é vegan, o que é um bónus! ;)

 

A receita levou 2 chávenas de puré de abóbora (abóbora assada que triturei com casca até ficar um puré cremoso), 2 chávenas de farinha de arroz integral, 1 chávena de nozes trituradas, 1/3 de chávena de geleia de milho, e 2/3 de xarope de ácer, 2 colheres de sopa de manteiga de côco derretida, 1 colher de chá de goma xantana, 2 ovos de linhaça (para fazer um ovo de linhaça: misturar uma colher de sopa de linhaça moída com 3 de água e esperar que engrosse - cerca de 15 minutos), 1 colher de chá de canela, uma colher de café de cardamomo e outra de baunilha em pó. Podem juntar um pouco de polvilho doce se preferirem que fique mais estaladiço, mas eu gostei dele mesmo assim ;)

 

Comecei por preparar os ovos de linhaça para terem tempo de engrossar. De seguida fiz o puré de abóbora e reservei. Sem limpar o processador, triturei as nozes, juntei os restantes ingredientes e bati tudo até ficar bem envolvido, mas ainda com pedaços pequenos de nozes. Verti tudo para a forma de pão/ bolo ingês, forrada com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 1h e meia no forno. Vão fazendo o teste do palito, quando sair limpo, está pronto. Depois é uma questão de tostar mais ou menos, consoante a vossa preferência ;) 

 

Dica: experimentem torrar o pão e barrá-lo com um pouco de manteiga de amêndoa, ou a deliciosa manteiga de amendoim e cacau da minha querida amiga Cê Veggie, e digam-me se não é a melhor coisa de sempre!

 

DSC00397 c.jpg

 

DSC00413 c.jpg

  

DSC00705 .jpg

 

Ingredientes:

2 chávenas de puré de abóbora

2 chávenas de farinha de arroz integral

1 chávena de nozes trituradas

1/3 de chávena de geleia de milho

2/3 de xarope de ácer

2 colheres de sopa de manteiga de côco derretida

2 ovos de linhaça

1 colher de chá de canela

1 colher de café de cardamomo

1 colher de café de baunilha em pó

1 colher de chá de goma xantana

 

Preparar os ovos de linhaça para terem tempo de engrossar. Triturar a abóbora e reservar. Triturar as nozes, juntar os restantes ingredientes e bater no processador até ficar envolvido. Colocar na forma de pão/ bolo ingês, forrada com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 1h e meia no forno, ou até estar cozinhado a vosso gosto :)

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.