Pão de Abóbora com Nozes
Ando há meses a tentar fazer um pão de abóbora sem lactose e sem glúten, e que não seja demasiado húmido nem demasiado seco. Tenho testado algumas receitas até chegar a uma do meu agrado, que tinha obviamente de levar nozes, porque abóbora e nozes é uma daquelas combinações perfeitas. Esta receita também é vegan, o que é um bónus! ;)
A receita levou 2 chávenas de puré de abóbora (abóbora assada que triturei com casca até ficar um puré cremoso), 2 chávenas de farinha de arroz integral, 1 chávena de nozes trituradas, 1/3 de chávena de geleia de milho, e 2/3 de xarope de ácer, 2 colheres de sopa de manteiga de côco derretida, 1 colher de chá de goma xantana, 2 ovos de linhaça (para fazer um ovo de linhaça: misturar uma colher de sopa de linhaça moída com 3 de água e esperar que engrosse - cerca de 15 minutos), 1 colher de chá de canela, uma colher de café de cardamomo e outra de baunilha em pó. Podem juntar um pouco de polvilho doce se preferirem que fique mais estaladiço, mas eu gostei dele mesmo assim ;)
Comecei por preparar os ovos de linhaça para terem tempo de engrossar. De seguida fiz o puré de abóbora e reservei. Sem limpar o processador, triturei as nozes, juntei os restantes ingredientes e bati tudo até ficar bem envolvido, mas ainda com pedaços pequenos de nozes. Verti tudo para a forma de pão/ bolo ingês, forrada com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 1h e meia no forno. Vão fazendo o teste do palito, quando sair limpo, está pronto. Depois é uma questão de tostar mais ou menos, consoante a vossa preferência ;)
Dica: experimentem torrar o pão e barrá-lo com um pouco de manteiga de amêndoa, ou a deliciosa manteiga de amendoim e cacau da minha querida amiga Cê Veggie, e digam-me se não é a melhor coisa de sempre!
Ingredientes:
2 chávenas de puré de abóbora
2 chávenas de farinha de arroz integral
1 chávena de nozes trituradas
1/3 de chávena de geleia de milho
2/3 de xarope de ácer
2 colheres de sopa de manteiga de côco derretida
2 ovos de linhaça
1 colher de chá de canela
1 colher de café de cardamomo
1 colher de café de baunilha em pó
1 colher de chá de goma xantana
Preparar os ovos de linhaça para terem tempo de engrossar. Triturar a abóbora e reservar. Triturar as nozes, juntar os restantes ingredientes e bater no processador até ficar envolvido. Colocar na forma de pão/ bolo ingês, forrada com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 1h e meia no forno, ou até estar cozinhado a vosso gosto :)
Boas receitas!