Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Panquecas Verdes com Cogumelos Marinados

Estas panquecas salgadas são o nosso novo vício. São ultra fáceis de preparar, e perfeitas para um brunch ou uma refeição rápida. Também são uma boa ideia para quem quer incluir vegetais numa refeição sem serem notados, porque a cenoura e as ervas aromáticas ficam completamente disfarçadas. Juro que nem dão por elas. Podem utilizar abóbora, brócolos, espinafres, ou o que preferirem em alternativa à cenoura e às ervas, mas vale a pena experimentar a combinação original. Acreditem em mim, é maravilhosa ;)

 

Esta receita surgiu de improviso uma noite, e foram feitas no tempo que levou o P a chegar do trabalho a casa (cerca de 15 minutos). Estavam ainda fumegantes, acabadas de sair da frigideira quando ele abriu a porta. Entretanto já as repetimos ao brunch este fim de semana, e muitas mais virão com certeza, porque ficámos apaixonados.

 

Para preparar as panquecas, juntei no liquidificador 3 ovos, 1/2 chávena de farinha de teff, 1 cenoura pequena picada em pedaços pequenos, 1 mão generosa de manjericão e salsa frescos, sal, pimenta e 1/2 chávena de água. Triturei tudo alguns minutos até ficar com uma mistura cremosa e suave, e fritei as panquecas uns minutos de cada lado numa frigideira anti-aderente untada azeite.

 

Da primeira vez acompanhámos as panquecas com uma conserva caseira de cogumelos da Carmelinha (não encontro site nem as redes sociais, mas estava maravilhosa) que comprámos num mercado biológico, e espargos assados com sal, azeite e paprika. E porque em equipa que ganha não se mexe, da segunda vez voltámos a acompanhar com cogumelos, bem picadinhos, que marinámos em azeite, alho, sal, e vinagre de framboesa. Deixámo-los umas horas no frigorífico e depois servimos por cima das panquecas.

 

Em alternativa, também podem acompanhar com húmus (adoro este de feijão branco), um dip de beringela (sugestão aqui), uma bonita salada quente ou fria, ou com ovos num brunch. Depois digam-me se gostaram e quais as vossas combinações favoritas ;)

 

Antes que perguntem, a farinha de teff encontra-se no Celeiro, supermercados Go Natural e até em algumas grandes superfícies comerciais. "Além de possuir uma elevada concentração de hidratos de carbono complexos (o tipo que é lentamente assimilado pelo organismo), de proteínas, de minerais (como o cálcio) e de gordura, o teff contém todos os aminoácidos essenciais necessários a uma alimentação saudável e equilibrada. Fornece mais fibra do que qualquer outro cereal e, por não conter glúten, é indicado para celíacos. Este perfil nutricional fora de série é rematado pelo facto de o teff não ter açúcar e possuir um sabor semelhante ao da noz" (podem ler mais aqui: http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/teff-e-o-hidrato-do-momento). De qualquer forma, caso não tenham teff, podem utilizar farinha de arroz, ou de trigo sarraceno ;)

 

 

DSC00902 c.jpg

 

DSC00919 b.jpg

 

 

Ingredientes (faz cerca de 10 panquecas):

3 ovos

1/2 chávena de farinha de teff

1 cenoura pequena picada

1 mão generosa de manjericão e salsa frescos

Sal e pimenta q.b.

1/2 chávena de água

 

Picar tudo na liquidificadora até formar uma pasta cremosa, e fritar uns minutos de cada lado numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Acompanhar com cogumelos marinados, e legumes assados ou salteados.

 

Para os cogumelos marinados:

1 caixa de cogumelos Paris partidos em cubos pequenos

1 fio de azeite (generoso)

2 ou 3 colheres de sopa de vinagre

1 pitada de sal e pimenta

 

Colocar tudo num recipiente, envolver bem (de preferência massajar com as mãos) e levar ao frigorífico umas horas para absorver os sabores.

 

Boas receitas!

 

 

 

 

6 comentários

Comentar post