Panquecas de Aveia, Banana e Amendoim
Nada como umas belas panquecas para celebrar um feriado. Ou um fim de semana. Ou umas férias ;) Adoro dormir bem, acordar tranquilamente, e ter tempo para preparar um pequeno almoço dos deuses!!
Comecei por esmagar uma banana da madeira, e juntar 3 colheres de sopa de aveia, 1 colher de sopa de linhaça, uma colher de chá bem cheia de manteiga de amendoim, e cerca de 1/4 da mesma colher de pasta de baunilha. Misturei bem, e juntei leite, o suficiente para cobrir a mistura. Usei leite de arroz, mas poderão usar outro a vosso gosto.
Por fim, engrossei um pouco a mistura com uma colher de sopa de farinha (eu usei uma mistura sem glúten que tinha em casa, mas podem usar qualquer outra farinha), e cozinhei as panquecas numa frigideira com um pouco de óleo de côco.
[Update (de remakes posteriores ;)): quanto mais pequenas as fizerem mas fácil fica de as virar, e quanto mais banana usarem, mais farinha recomendo que adicionem, caso contrário as panquecas ficam muito moles e desfazem-se facilmente. Poderão também juntar um ovo, que facilita todo o processo. Mas caso as queiram manter vegan, usem 1 colher de sopa de farinha para 1 banana pequena, 2 colheres de farinha para 2 bananas pequenas ou para uma média/ grande, e por aí fora.]
Para acompanhar, fiz uma calda de morangos, e um sumo ABC porque precisava dum boost de ferro. A calda preparei antes das panquecas, para ficar tudo pronto ao mesmo tempo. Comecei por lavar e cortar cerca de 150g de morangos, e colocar num tacho pequeno com água suficiente para cobrir os morangos quase na totalidade. Juntei 3 colheres de sopa de xarope de ácer e deixei cozinhar durante cerca de 15/ 20 mins, que foi o tempo total de preparação das panquecas e do sumo.
Para o sumo ABC - têm uma receita duma versão ligeiramente diferente aqui - lavei e cortei uma beterraba média, 2 cenouras pequenas, e 2 maçãs granny smith e coloquei tudo na máquina de fazer sumos. Nada mais fácil!! ;) Prefiro utilizar maçãs granny smith nestes sumos dado que a acidez ajuda a contrabalançar o sabor adocicado da beterraba e da cenoura, e disfarça muito bem o sabor da beterraba, para quem não é apreciador. Experiementem, a sério que é delicioso.
Assim que as panquecas estavam prontas, desliguei a calda e tranferi-a para uma taça. Como utilizei menos de metade da calda, o que sobrou guardei no frigorífico para barrar em torradas ou utilizar numa outra sobremesa nos próximos dias.
Estas panquecas comem-se muito bem sem calda, portanto podem saltar esse passo. Em alternativa, têm sempre as compotas de compra, ou fruta fresca e um fio de xarope de ácer :)
Ingredientes:
1 banana da madeira pequena
3 colheres de sopa de aveia
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de chá de manteiga de amendoim
1/4 de colher de chá de pasta de baunilha (ou uma de extrato)
Cerca de 1/2 chávena de leite
1 colher de sopa de farinha à escolha (eu usei uma mistura sem glúten)
Opcional: 1 ovo
Para a calda:
150g de morangos
3 colheres de sopa de xarope de ácer
Água
Sumo ABC:
1 beterraba média
2 cenouras pequenas ou uma média
2 maçãs granny smith
E voilá, pequeno almoço dos deuses, para celebrar o feriado religioso ;)
Boas receitas!