Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Olhó Croquete de Aves Fresquinho!!!

Fizemos esta receita há umas semanas, para uma petiscada que tivemos lá em casa. É a receita perfeita para acabar com os restos da semana, que por acaso tinha com fartura. Essa semana tinha feito perú assado no forno com batata doce, e frango assado com batatas para um jantar na noite anterior, e as sobras eram extensas... ;)

  

Utilizei uma perna de perú, 3 ou 4 peitos de frango, 2 batatas doces pequenas, e cerca de 8 ou 10 batatas pequenas, que tinham sido assadas com casca. Começei por desfiar o perú e o frango, descascar as batatas (doces e normais), e triturar tudo no processador de comida, juntando um saco de espinafres baby, que comprei precisamente para dar alguma cor aos croquetes, e torná-los um pouco mais nutritivos. 

 

Temperei a mistura com um pouco de molho de soja e sal, e moldei os croquetes, passando-os depois por fécula de batata e farinha de linhaça (cerca de 1/3 de fécula para 2/3 de linhaça). Depois foram para o forno cerca de 20/ 30 minutos a 180º até ficarem dourados.

 

Fiz um tabuleiro inteiro, mais de 20 croquetes, para 6 pessoas e meia, se contarmos com a minha sobrinha, que tem 3 aninhos. Não consegui tirar fotos, mas felizmente ainda sobraram alguns, que souberam a pato (pun intended) ;)

 

IMG_20161203_150118 b.jpg

 

Ingredientes (cerca de 20 croquetes):

3 peitos de frango e 1 perna perú previamente assados

3 batatas doces e 8 batatas pequenas assadas

Molho de soja (podem usar tamari, para uma versão sem glúten)

1 saco de espinafres

Fécula de batata

Farinha de linhaça

 Sal a gosto

 

Triturar tudo, excepto a fécula de batata e farinha de linhaça. Provar e corrigir o sal. Moldar os croquetes, passar pela mistura de fécula e linhaça, e levar ao forno até tostar. Podem adaptar consoante as sobras que tenham, e fazer mais ou menos croquetes.

 

Boas receitas!!