Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Muffins de Amêndoa e Passas

Tenho andado muito ausente do blog, e das redes sociais duma forma geral, mas achei que esta receita merecia um destaque especial aqui neste nosso cantinho tolerante. Experimentei estes muffins pela primeira vez este fim de semana, e foi imediatamente para o topo da lista de receitas que quero fazer para o chá de fraldas da baby S, e que quero fazer depois para congelar e ter à mão como snack rápido para os primeiros tempos em que vou estar em casa com ela (basta tirar do frigorífico um bocadinho antes ou aquecer 1 minuto no micro-ondas).

 

A receita original é do livro "One Part Plant", da Jessica Murmane, e leva cerejas congeladas, que eu substituí por passas. Também substituí a farinha de arroz por farinha de espelta porque o meu stock da 1ª estava muito por baixo (mas já sabem que facilmente se consegue fazer uma versão sem glúten desta receita) e usei sementes de trigo sarraceno em vez das amêndoas laminadas porque ando viciada nestas bolinhas crocantes. Tenho posto em cima de todos os bolos, pães e receitas doces duma forma geral.

 

Para os fazer, comecei por juntar 1 colher de chá de vinagre de cidra ao leite de amêndoa, e de seguida, preparar 1 ovo de linhaça, juntanto 1 colher de sopa de linhaça a 3 de água, e deixando ambos repousar enquanto preparava o resto. Numa taça grande juntei todos os ingredientes secos, juntamente com as passas e envolvi bem. Acrescentei uma pitada de canela, que não está na receita original porque acho que fica ótimo com passas e amêndoa. De seguida, juntei ao leite os restantes ingredientes líquidos e o ovo de linhaça, e misturei estes ingredientes com os secos, mexendo até obter uma massa uniforme.

 

Finalmente, distribuí a massa por formas (reutilizáveis) de muffin, previamente untadas com óleo de côco e levei ao forno cerca de 25 minutos a 180º. Dos 12 muffins que fiz, sobraram 4 para amostra. Estavam absolutamente maravilhosos!!

 

IMG_20190408_214354_141.jpg

 

IMG_20190408_181148_834.jpg

 

 

Ingredientes:

250 ml de leite de amêndoa

1 colher de sopa de vinagre de cidra

1 colher de sopa de linhaça moída

3 colheres de sopa de água

120g de farinha de grão

60g de farinha de espelta integral

1 colher de chá de fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de chá de sal

100g de passas

60 ml de xarope de ácer

Sementes de 1 vagem de baunilha

60 ml de óleo de côco derretido

Sementes de trigo sarraceno q.b.

 

Misturar o leite e o vinagre, e reservar. Preparar o ovo de linhaça, juntando a farinha com 3 colheres de água. Numa taça juntar os ingredientes secos, e as passas e mexer. Juntar os restantes ingredientes líquidos e o ovo de linhaça ao leite, e envolver bem com os ingredientes secos. Colocar em formas de muffin, e levar ao forno a 180º cerca de 25 minutos.

 

Boas receitas!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.