Molhos, Cremes e Dips Saudáveis
Ontem perguntaram-me no Instagram qual o molho saudável que eu recomendaria para acompanhar batata doce. No seguimento dessa mensagem, fiz um rápido apanhado de alguns molhos, cremes e dips que tenho no blog que acho que funcionam bem não só como molho para batatas, mas (alguns deles) também para juntar a massa, como alternativa a natas e outro tipo de molhos, ou simplesmente para barrar no pão, servir como entrada num jantar ou juntar a saladas para as tornar mais nutritivas e/ou mais requintadas. Respondi à mensagem com esse apanhado, mas lembrei-me que poderia ser interessante ter uma compilação aqui no blog.
Deixo-vos então aqui o meu top 5 de sugestões de molhos, cremes e dips que podem usar como uma alternativa saudável aos típicos molhos para batatas, para juntar a massas ou saladas, patês para servir de entrada, ou para comer à colherada diretamente do frigorífico ;) (sem abusos porque apesar de mais saudáveis, não deixam de ser calóricos):
- Molho de Tahini Limão: uso-o muito para acompanhar falafel, e hamburgers vegetarianos, mas também fica perfeito com crepes, e a acompanhar batatas assadas ;)
Receita aqui: https://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/crepes-de-espelta-com-tempeh-e-um-bonus-55900
- Creme de Abacate: uso este creme com tudo... barro-o no pão, tempero saladas com ele, acompanho batatas, legumes, o que for. Adoro. É muito simples de preparar, super fresco e nutritivo, e dá um sabor maravilhoso a tudo.
Receita aqui: https://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/souffle-de-quinoa-com-legumes-vegan-57939
Também há esta versão com tomate seco que é só de chorar por mais:
https://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/pasta-de-abacate-e-tomate-seco-e-2-33353
- Dip de beringela: ou o chamado baba ganoush, que é perfeito para servir como entrada, a acompanhar legumes crus, pão, tostas, ou numa versão mais elaborada como molho para massa.
Receita aqui: https://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/dip-de-beringela-e-iogurte-47474
- Húmus de... basicamente qualquer coisa: faço quase sempre a olho, mas deixo a minha receita básica em baixo. Depois, ajusto com o que tenho em casa e me apetece comer na altura. Adoro húmus de feijão, edamame, e dizem que de tremoço também é delicioso. O húmus é sempre um sucesso em jantaradas, como patê, dip, ou o que lhe queiram chamar, mas uso quase sempre as sobras como complemento de buddha bowls, ou saladas.
Húmus de Feijão Branco: https://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/humus-de-feijao-branco-21705
Húmus de Lima e Hortelã: https://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/salada-de-carapau-seco-com-humus-de-22312
- Pesto de... (também) qualquer coisa: à semelhança do húmus, o pesto fica bem com tudo. E adoro-o de todas as formas. Deixo-os uma receita simples em baixo, mas tenho outras alternativas no blog como o pesto de abacate, ou de tomate seco:
Pesto de Abacate: https://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/salada-de-quinoa-com-pesto-de-abacate-51963
Pesto de Tomate Seco: https://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/massa-com-pesto-de-tomate-seco-legumes-4277
Húmus de grão (simples):
1 frasco grande de grão
1 mão cheia de salsa fresca
2 colheres de chá de cominhos
2 ou 3 dentes de alho
1 bom fio de azeite
Sumo de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Triturar tudo no processador (atenção que o grão vai colando às paredes do processador, é preciso ir raspando das paredes até ficar ao vosso gosto - com mais ou menos pedaços), e servir ;)
Em alternativa à versão salsa e cominhos, por vezes junto paprika e/ou paprika fumada e fica também divinal ;)
Pesto (versão simples):
Uma mão cheia de folhas de manjericão fresco
1 colher de sopa (pouco cheia) de pinhões/ nozes/ amêndoas
Umas gotas de sumo de limão
2 dentes de alho
1 fio de azeite
Sal q.b.
Opcional: 2 colheres de sopa de levedura nutricional
Triturar tudo no processador, e juntar a massas ou saladas.
Boas receitas!