Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Massa de Batata Doce com Molho de Beringela

Comecemos por falar neste "esparguete" de batata doce... Comprei-o numa lojinha no Martim Moniz, é muito parecido com os noodles vermicelli, mas é feito de batata doce. E é delicioso! Para acompanhar, queria fazer algo semelhante a um molho de carbonara, mas sem a lactose, e bem mais nutritivo e saudável.

 

Já com esta ideia em mente, pus a demolhar 1 chávena de frutos secos umas horas antes, num recipiente de vidro, com bastante água e um pouco de vinagre. As beringelas, assei-as no forno cerca de 45 minutos a 180o - embrulhadas em papel de prata.

 

Enquanto as beringelas assavam, fritei os cogumelos em lume médio-alto numa frigideira bem quente com um pouco de molho de soja e miso. Quando começaram a libertar água, retirei parte do molho para um tacho para evitar que cozessem em vez de fritar, e aproveitei o molho para a massa. Juntei apenas água, uma pitada de sal, deixei levantar fervura, e cozinhei a massa nesta calda.

 

Depois de as retirar do forno, deixei as beringelas arrefecer um pouco, coloquei-as no processador de comida, ainda com casca (retirei apenas a ponta do caule), juntei os frutos secos demolhados, a levedura nutricional, 1/2 chávena de água, sumo de 1 limão, 1 fio de azeite, sal e pimenta e triturei uns minutos até ficar cremosa. No final corrigi os temperos até estar no (meu) ponto.

 

Para finalizar e servir, escorri a massa, envolvi-a bem no molho (utilizei metade e o resto guardei para ir comendo durante a semana - fica bem em saladas quentes e frias, ou barrado no pão!), e coloquei os cogumelos por cima. Ficou uma ma-ra-vilha!! :)

 

2018-05-31 03.57.51 2 c.jpg

 

2018-05-31 03.57.56 2 b.jpg

 

 

Ingredientes:

 

Molho cremoso de beringela

2 beringelas assadas

1 chávena de caju e nozes de macadâmia demolhadas (cerca de 8 a 12h)

4 colheres de sopa de levedura nutricional

1/2 chávena de água

Sumo de 1 limão

1 fio de azeite

Sal e pimenta

 

Cogumelos salteados

1 caixa de cogumelos paris laminados

1 colher de sopa de miso de arroz

2 colheres de sopa de molho de tamari (molho de soja sem glúten)

 

Massa de batata doce - cerca de 2 ninhos

 

Assar as beringelas 40 a 45 mins e deixar arrefecer. Triturá-las no processador com os frutos secos e os restantes ingredientes até estar com uma textura bem cremosa.

 

Fritar os cogumelos até ficarem dourados, retirando o molho em excesso para um tacho. Cozer a massa no tacho com a calda de cogumelos, juntando um pouco de água e sal.

 

Escorrer a massa, envolver bem o molho (usei metade e guardei o resto no frigorífico, num frasco de vidro, para ir comendo durante a semana), e colocar os cogumelos por cima.

 

Boas receitas!!