Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Legumes assados com Miso

Ultimamente ando viciada nestes legumes assados com miso. É um acompanhamento super prático - podem ficar no forno enquanto fazem outra coisa, e é delicioso. Caso não gostem de miso ou não tenham em casa, usem apenas molho de soja e temperem os legumes com ervas aromáticas ou especiarias a vosso gosto. Faço-o muitas vezes com couve portuguesa ou outras couves. Apenas soja, alho, sal e azeite, deixo tostar bem, e fico com uma espécie de chips de couve, bem saborosas e crocantes ;)

 

Esta "receita" que vos trago levou miso, que é coisinha que anda em elevada rotação lá por casa. O miso é uma pasta feita a partir da fermentação de arroz, grãos de soja ou outros, que é muito benéfica para o sistema digestivo e para a flora intestinal. Para além de ter um sabor meio agridoce que eu adoro. Frequentemente uso-a para temperar legumes salteados e/ou assados.

 

Depois de lavar e arranjar a couve coração, as cenouras e a curgete, coloquei-as num recipiente, juntei 3 ramas de cebolo picados, e temperei-os com azeite, sal, e alho em pó. Numa taça pequena juntei o miso e o molho de soja, mexendo bem, espalhei este molho por cima dos legumes, e coloquei as mãos na massa - isto é, massajei bem os legumes para incorporar o tempero. Fica muito mais uniforme desta maneira, e mais saboroso, na minha opinião ;)

 

Finalmente, levei tudo ao forno a 180º cerca de 30 - 40 minutos, até ficar cozinhado. Como juntei curgete (que larga água), ficou mais húmido, mas se os secarem bem antes de temperar, ou usarem outro tipo de legumes, poderão ficar com uns chips de legumes bem crocantes, perfeitos para comer como snack, ou juntar a uma taça cheia de coisas boas ;)

 

 

IMG_20180617_195309 b.jpg

 

 

DSC02608 b.jpg

 

  

Ingredientes:

1 couve coração

1 curgete média

3 ou 4 cenouras

3 ramas de cebolo

1 colher de sopa de miso

2 colheres de sopa de molho de soja

1 fio de azeite generoso

Alho em pó/ ervas a gosto

Sal e pimenta q.b.

 

Lavar bem todos os legumes. Se forem biológicos, podem usar a casca da curgete e da cenoura. Lavar e arranjar os legumes, e colocar tudo num recipiente metálico ou de vidro que possa ir ao forno. Temperar com azeite, sal, alho em pó, e, caso desejem, ervas aromáticas secas. Numa taça pequena juntar o miso e o molho de soja, e mexer bem. Espalhar por cima dos legumes, e envolver os legumes até o tempero ficar bem espalhado. Eu gosto de usar as mãos (experimentem!). Levar ao forno cerca de 40 minutos, a 180º graus, ou até estar cozinhado a vosso gosto.

 

 Boas receitas!