Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Hambúrguers de Feijão Branco e Talos de Rábano

Esta receita tem algumas semelhanças com o falafel, numa versão ligeiramente mais picante, mas igualmente, senão mais deliciosa!! O rábano, para quem não conheçe, é muito parecido com o nabo. Na comida japonesa costuma ver-se muito, são aqueles fios brancos que servem a acompanhar o sushi (se não são, perdoem-me a falha, mas é a isso que sabe). 

 

Nesta receita não usei o rábado em si, mas sim os talos, que são ligeiramente picantes. Usei também uma mão de aipo (as folhas, não a raiz), que juntei no processsador com os talos de rábano e com uma lata de feijão branco bem lavado, e triturei até formar uma pasta. A esta pasta mistura juntei o sumo de meio limão, 1 colher de chá de tahini, 2 colheres de chá de cominhos, 1 de coentros em pó e uma pitada de pimenta branca e sal. Triturei mais uns minutos, juntei 1 colher de sopa de farinha sem glúten, e envolvi bem.

 

Levei o preparado uns minutos à frigideira, com um fio de azeite, para engrossar um pouco antes de formar "hambúrgers" e levar ao forno, polvilhados com sementes de linhaça, para lhes dar um "extra" em termos de textura e de valor nutricional ;)

 

Estiveram no forno cerca de 20 minutos, e mais 10 do outro lado (a 180º em forno pré-aquecido), para ficarem douradinhos de ambos os lados. Comemo-los acompanhados de uma salada de rábano, cenoura e cogumelos shitake (inspirada por uma maravilhosa receita de wraps da Joana Limão) e cuscus de espelta (comprei na Área Viva, no Continente) temperados com um fio de azeite e sal. E que delícia que eles estavam!!

 

IMG-20161106-WA0075.jpg

 

Ingredientes:

1 lata de feijão branco

Talos/ folhas de 1 rábano roxo

1 mão cheia de folhas de aipo

Sumo de 1/2 limão

1 colher de sopa de tahini

1 colher de sopa de farinha (usei um preparado sem glúten, mas poderão usar uma farinha a gosto)

2 colheres de chá de cominhos

1 colher de chá de coentros em pó

1 pitada de sal

1 fio de azeite (e mais um pouco para forrar o tabuleiro)

Linhaça a gosto

 

Boas receitas, e boas experiências com legumes novos e diferentes ;)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.