Hambúrguers de Feijão Branco e Talos de Rábano
Esta receita tem algumas semelhanças com o falafel, numa versão ligeiramente mais picante, mas igualmente, senão mais deliciosa!! O rábano, para quem não conheçe, é muito parecido com o nabo. Na comida japonesa costuma ver-se muito, são aqueles fios brancos que servem a acompanhar o sushi (se não são, perdoem-me a falha, mas é a isso que sabe).
Nesta receita não usei o rábado em si, mas sim os talos, que são ligeiramente picantes. Usei também uma mão de aipo (as folhas, não a raiz), que juntei no processsador com os talos de rábano e com uma lata de feijão branco bem lavado, e triturei até formar uma pasta. A esta pasta mistura juntei o sumo de meio limão, 1 colher de chá de tahini, 2 colheres de chá de cominhos, 1 de coentros em pó e uma pitada de pimenta branca e sal. Triturei mais uns minutos, juntei 1 colher de sopa de farinha sem glúten, e envolvi bem.
Levei o preparado uns minutos à frigideira, com um fio de azeite, para engrossar um pouco antes de formar "hambúrgers" e levar ao forno, polvilhados com sementes de linhaça, para lhes dar um "extra" em termos de textura e de valor nutricional ;)
Estiveram no forno cerca de 20 minutos, e mais 10 do outro lado (a 180º em forno pré-aquecido), para ficarem douradinhos de ambos os lados. Comemo-los acompanhados de uma salada de rábano, cenoura e cogumelos shitake (inspirada por uma maravilhosa receita de wraps da Joana Limão) e cuscus de espelta (comprei na Área Viva, no Continente) temperados com um fio de azeite e sal. E que delícia que eles estavam!!
Ingredientes:
1 lata de feijão branco
Talos/ folhas de 1 rábano roxo
1 mão cheia de folhas de aipo
Sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de tahini
1 colher de sopa de farinha (usei um preparado sem glúten, mas poderão usar uma farinha a gosto)
2 colheres de chá de cominhos
1 colher de chá de coentros em pó
1 pitada de sal
1 fio de azeite (e mais um pouco para forrar o tabuleiro)
Linhaça a gosto
Boas receitas, e boas experiências com legumes novos e diferentes ;)