Hambúrgeres de Grão e Quinoa
Quem me segue há algum tempo sabe que eu adoro receitas de aproveitamento. Não gosto de desperdiçar comida, mas é natural ficarmos desanimados com determinado prato, por muito bom que seja, quando o comemos a todas as refeições ;) Por isso, gosto de os reinventar. Nada me dá mais gozo do que transformar um resto de frango assado em croquetes, ou num empadão, ou utilizar batatas e legumes de véspera e transformá-los numa linda tortilha. Rédon, como lhes chama a mãe do P, e não é tão bom??!! :)
Um destes dias fiz este pão de abóbora para o picnic de aniversário de uma amiga, e um grande frasco de húmus (1 frasco grande de grão triturado com 1 mão cheia de salsa, cominhos, alho, azeite, limão, sal e pimenta) e sobrou uma grande quantidade. Felizmente, essa semana tinha cozinhado quinoa (apenas com água, um pouco de sal e curcuma) que estava mesmo a pedir um makeover.
Juntei a quinoa (cerca de 1 chávena), ao húmus (outra chávena), misturei bem, juntei 2 colheres de sopa de amido de milho para unir, umas pedrinhas de sal para retificar o sabor, e foi isso. A receita mais rápida de sempre. Formei “hambúrgueres” e levei-os ao forno cerca de 15-20 minutos a 180º, virando a meio para ficarem tostados.
Para acompanhar preparámos uma salada de espinafres – a minha preferida – e polenta com um pouco de ghee. Poderá não ter o melhor especto, mas compensa claramente em sabor. Dica: se calhar juntar quinoa, grão e milho não é a melhor das ideias. Sugiro que juntem arroz, ou simplesmente façam um upgrade à salada ;)
Ingredientes:
1 chávena de quinoa cozida com curcuma
1 chávena de húmus
2 colheres de sopa (rasas) de amido de milho
1 pitada de sal
(Podem juntar mais ervas se quiserem, ou um molho de tahini semelhante a este)
Misturar tudo, formar os hambúrgueres e levar ao forno 20 minutos a 180º.
Simples, mais simples não há ;)
(o meu) Húmus:
1 frasco grande de grão
1 mão cheia de salsa fresca
2 colheres de chá de cominhos
2 ou 3 dentes de alho
1 bom fio de azeite
Sumo de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Lavar bem o grão, e triturar os ingredientes todos no processador. Sugestão: vão triturando por partes, caso contrário começa tudo a colar e as lâminas não conseguem moer. Se estiver muito grosso, juntem mais azeite ou limão.
Boas receitas!!!