"Gratinado" de Carne Picada e Espinafres
Sabem aqueles dias em que vos apetece mesmo muito uma determinada coisa, mas não podem ou não têm a paciência necessária para fazer uma receita super elaborada? Exato. Um destes dias a boa da Inês estava cheia de vontade de comer uma lasanha. Problema número 1: o congelador cá de casa tem muito pouca carne (diga-se zero) porque atualmente comemos maioritariamente pratos vegetarianos; problema nº 2: há toda uma intolerância à lactose que me impede de comer natas e queijo; e problema nº 3, não estava com paciência para fazer uma lasanha mega elaborada para uma refeição. Deixo esses preparos para quando temos visitas, ou para ocasiões especiais. E já que não ia poder fazer a receita tradicional, mais valia fazer uma versão mais saudável e comê-la sem culpa, certo?
Passámos no Go Natural de Telheiras para nos abastecer de fruta e legumes para a semana e aproveitei para comprar a carne picada, e mais umas coisinhas. Quando chegámos a casa pus mãos à obra. Começei por alourar a carne num pouco de azeite, alho picado, e molho de soja. Juntei-lhe um pouco da calda do arroz de tomate que estava a preparar simultaneamente para o jantar (mas podem usar qualquer outra calda), ervas aromáticas a gosto, incluindo oregãos, manjericão e tomilho secos, 1 pacote de polpa de tomate, 1 saco de espinafres congelados, e deixei cozinhar cerca de 15-20 minutos. No final corrigi o sal e pimenta e deixei cozinhar mais uns minutos para apurar.
Quando estava no ponto, retirei do lume e coloquei num pirex, sobre uma camada de pimento verde cortado em tiras. Em cima da carne coloquei uma "crosta" de linhaça e levedura. Misturei 2 colheres de sopa de levedura com outras 2 de linhaça moída, espalhei por cima da carne, e levei ao forno a "gratinar" cerca de 30 minutos, até ficar douradinho por cima.
Acompanhámos com as nossas batatas assadas (receita aqui) e uma salada verde. Não foi uma lasanha nada tradicional, mas que bem que me soube :)
Ps.- Em vez do pimento podem utilizar curgete, beringela, ou até mesmo as próprias das folhas de lasanha se quiserem. Eu tinha pimento que precisava de ser gasto, e pareceu-me uma boa opção.
Ps2.-Para uma versão veggie podem usar granulado de soja. Basta demolhar 20 mins antes de usar ;)
Ingredientes:
Carne picada (orgânica)
1 dente de alho
1 fio de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
1/2 chávena de calda de tomate com manjericão, oregãos, tomilho, e louro (podem utilizar outro caldo de legumes, ou no limite, água)
1 pacote de polpa de tomate
1 pacote de espinafres congelados
1 colher de chá de oregãos secos
1/2 colher de chá de manjericão e tomilho secos
1 pimento verde
2 colheres de sopa de levedura nutricional
2 colheres de sopa de linhaça
Sal e pimenta q.b.
Fritar a carne picada com alho, azeite e soja. Juntar a calda, 1 pacote de polpa de tomate, um pouco de água, sal, pimenta, ervas, acrecentar os espinafres, e deixar cozinhar. Corrigir o sal e pimenta, deixar apurar mais um pouco, e retirar do lume. Colocar num pirex com uma camada de pimento verde (ou outro que prefiram) por baixo e a crosta de linhaça e levedura em cima. Levar ao forno a 180º, cerca de 40 minutos, ou até ficar tostado.
Boas receitas!
Guardar