Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Fudge de Chocolate Saudável

Soa bem? Pois sabe ainda melhor ;) E é totalmente saudável: não tem lactose, glúten, nem açúcares processados. Leva frutos secos, portanto quem for alérgico, fuja. [Sorry...] Não se enganem que saudável é sinónimo de "light". Não é, nem tem nada a ver. Tem calorias, muitas, mas boas calorias, no seu estado mais puro (cruas e não processadas). O nosso organismo agradece. Até bate palmas :) 

 

Começei por demolhar uma chávena de frutos secos e uma boa quantidade de pasta de tâmara  (comprei na VillaBio), mas poderão usar tâmaras medjool que o efeito será o mesmo. Parti a pasta de tâmara em pedaços mais pequenos e cobri com água, para a transformar posteriormente em puré. Nesta fase, ainda não sabia o que ia fazer com isto. Tinha várias hipóteses em cima da mesa, nomeadamente fazer a base duma tarte, barritas saudáveis, trufas, toda uma lista de alternativas apelativas ;)

 

Deixei ambos de molho durante a noite, e o dia seguinte, inspirada pelo excesso de doces que já tinha consumido no fim de semana, como estas bolachinhas e este bolo de caneca, decidi fazer algo que pudesse guardar e comer noutra altura, para evitar mais estragos na linha ;) Foi então que decidi fazer uma espécia de fudge que pudesse congelar para um momento de necessidade. Quando nos apetecer um docinho, basta retirarmos um quadradinho ou 2 do congelador, deixar aquecer uns minutos para não partir os dentes, e comer :) Especialmente útil tendo em conta que dias mais quentes aí virão (esperemos que para breve)!!

 

Para preparar o fudge, coloquei os frutos secos (usei vários, entre eles cajus, avelãs, pistachos, nozes e castanhas do maranhão) a triturar no processador com 2 colheres de sopa de óleo de côco e uma pitada de sal. Quando estava já bastante moído, quase a chegar ao ponto de manteiga de frutos secos, juntei o puré de tâmaras (370g de tâmaras com água que esmaguei com um garfo), 4 colheres de sopa de cacau e uma colher de chá de canela, e voltei a triturar até ficar tudo incorporado. Está feito. Fácil, fácil.

 

Depois coloquei o preparado em formas (próprias para congelador) forradas com papel vegetal e marquei quadradinhos com a faca para ser mais fácil retirar depois. Ficaram deliciosos. Já experimentámos um quadradinho. Ou dois ;)

 

Acho que vai ser o docinho perfeito para dias mais quentes ;)

 

IMG_20170319_222104 b.jpg

 

 

IMG_20170319_222830_846b.jpg

 

Ingredientes:

1 chávena de frutos secos demolhados

370g de puré de tâmaras

2 colheres de sopa de óleo de côco

4 colheres de sopa de cacau em pó

1 colher de chá de canela

1 pitada de sal

 

Boas receitas!

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.