Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Estufado Veggie com Ovo Escalfado

Ultimamente temos comido muitas vezes fora, coisas por vezes menos boas, e temos estado um pouco indisciplinados. Em parte devido ao cansaço e stress (nesta altura tenho sempre muito trabalho), mas também porque adoro o Natal e só me apetece sentar-me no sofá a comer coisas menos saudáveis e a ver filmes de Natal. Mas como o tempo tem sido escasso para isso, e filmes de Natal só consegui ainda ver um e foi no cinema, resolvi fazer um prato quentinho e reconfortante para trazermos para o almoço para fingir por um bocadinho que estamos sentados em frente à salamandra ou debaixo da mantinha a comer um guisadinho duma das nossas mães  e para tentarmos comer melhor nos próximos dias!

 

A ideia foi aproveitar tudo o que tínhamos no frigorífico para gastar, e ao mesmo tempo conjugar os dois pratos que me apetecia fazer. Um guisado-da-mamã versão veggie, e ervilhas com ovos escalfados. Ambos super reconfortantes, e deliciosos para esta altura. Comecei por picar uma caixa de cogumelos brancos, que salteei uns minutos com um fio de azeite e duas ou 3 folhas de rama de alho picadas (podem usar alho normal picado). Aos cogumelos juntei uma raiz de funcho laminada, batatas cortadas em cubos, uma lata de polpa de tomate, uma mão cheia de coentros frescos e meia dúzia de folhas de salsa e manjericão fresco picado, uma colher de chá de harissa (podem substituir por massa de pimentão, ou pimento vermelho, mas recomendo vivamente a harissa porque lhe dá um toque especial), sal, pimenta, água e deixei cozinhar cerca de 20-25 minutos.

 

Quando estava quase pronto, juntei os ovos, com o lume no mínimo. Para evitar que partissem, abri um buraco com uma colher e coloquei cada ovo com muito cuidado (abri o ovo primeiro para uma taça, e daí é que coloquei no tacho), e tapei o tacho. Deixei cozinhar cerca de 5 minutos e desliguei! Prontinho, quentinho, nutritivo e reconfortante.

 

 

DSC00668 d.jpg

 

DSC00695 b.jpg

 

 

Ingredientes:

250g de cogumelos brancos

2 ou 3 ramas de alho ou 1 dente de alho grande

1 raiz de funcho

5 ou 6 batatas médias

1 lata de polpa de tomate

1 mão cheia de coentros frescos

Umas folhas de manjericão e salsa frescos

1 colher de chá de harissa

Sal e pimenta q.b.

 

Saltear os cogumelos em rama de alho/ alho normal picado, juntar uma uma raiz de funcho laminada, batatas cortadas em cubos, uma lata de polpa de tomate, uma mão cheia de coentros frescos e meia dúzia de folhas de salsa e manjericão fresco picado, uma colher de chá de harissa, sal, pimenta preta, água. Cozinhar cerca de 20-25 minutos. Juntar os ovos com cuidado, e deixar cozinhar mais 5 minutos no mínimo, com o tacho tapado.

 

Bom proveito e boas receitas!