Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Empadão de Tofu e Cogumelos

Se já seguem este blog há algum tempo, sabem que os meus empadões levam sempre muitooooosss legumes! Aliás, duma forma geral, gosto de dar um twist mais saudável às receitas "tradicionais". É uma forma ótima de incorporar bons nutrientes nas refeições principais, de forma fácil e muitas vezes, disfarçados, e até mesmo de reduzir o teor de proteína animal, quando for o caso.

 

Para fazer o puré começei por assar duas batatas doces, 1 abóbora pequena e 1 curgete grande (podem usar duas mais pequenas). Acreditem que faz toda a diferença. O forno dá-lhes aquele sabor "fumado" que leva o empadão a todo um novo nível. Assei-as sem nada, e temperei posteriormente quando as transformei em puré.

 

Enquanto isto, preparei um refogado com um fio de azeite, alho, e coloquei os cogumelos a saltear, juntando apenas uma colher de sopa de molho de soja. Após uns minutos os cogumelos começaram a libertar água, e retirar algum deste "molho", reservando-o para usar depois. Desta forma os cogumelos fritam em vez de cozer, e ficamos com uma calda espetacular para juntar posteriormente. Entretanto fui juntando os restantes ingredientes. Começei por juntar as cenouras cortadas em cubos pequenos porque demoram mais a cozinhar, e depois os restantes ingredientes e temperos: pimento vermelho laminado, 1 tomate picado, 1 colher ou 2 de molho de soja, cerca de 100 ml de vinho tinto, e 200 ou 250 de polpa de tomate, salsa picada, e o tal "molho" dos cogumelos. Deixei cozinhar e apurar, e no final corrigi os temperos (sal e pimenta) até estar a meu gosto.

 

Quando os legumes que estavam no forno estavam devidamente assados (quando se deixam espetar com um garfo sem resistência ;)), coloquei-os num tacho partidos em pedaços, retirando apenas as sementes e o pé da abóbora. Tudo o resto pode e deve ser comido se os legumes forem biológicos, e nalguns casos mesmo não sendo (podem ver este artigo sobre os "clean 15" ou as 15 alimentos mais limpos para mais informação) porque é na casca que muitas vezes se concentra a maior parte dos nutrientes. A casca da batata doce na realidade estava bastante sumida porque uso uma escova para lavar legumes que comprei na Maria Granel, e que no caso da batata doce, acaba por retirar a parte mais escura da pele naturalmente, ao esfregar. Aos legumes juntei uma colher de chá de ghee, que podem omitir, ou substituir por um fio de azeite, duas ou 3 colheres de sopa de leite vegetal, sal, um pouco de pimenta e noz moscada, e passei tudo com a varinha, levando depois mais uns minutos ao lume, apenas para "ligar" os ingredientes.

 

Por fim, dispus o empadão em camadas, com o puré em baixo e em cima, e os legumes com o tofu e cogumelos no meio, polvilhei com levedura nutricional (que poderão substituir por linhaça, ou pincelar com 1 ovo), e levei ao forno cerca de 30-40 minutos, até ficar douradinho e a borbulhar nos cantos, como se quer ;)

 

IMG_20181105_081458 3.jpg

 

IMG_20181105_081900 2.jpg

 

 

Ingredientes:

 

Para o puré:

2 batatas doces médias

1 abóbora pequena

1 curgete grande

1 colher de chá de ghee (podem omitir, ou substituir por um fio de azeite)

2 ou 3 colheres de sopa de leite vegetal

Sal, pimenta e noz moscada a gosto

 

Para o recheio:

300g de cogumelos

2 cenouras médias

1 pimento vermelho

1 tomate grande

1 dente de alho

1 molho de salsa fresca

3 c. de sopa de molho de soja

100 ml de vinho tinto

250ml de polpa de tomate

Levedura nutricional

Sal e pimenta q.b.

1 fio de azeite

 

Assar a batata doce, a abóbora e a curgete no forno. Quando estiverem prontos, colocar num tacho, retirando sementes e o pé da abóbora, juntar 1 colher de chá de ghee (podem substituir por azeite ou omitir), 3 colheres de leite vegetal, sal, pimenta e noz moscada a gosto. Passar com a varinha e levar ao lume para "ligar" os ingredientes. Entretanto, preparar o recheio, começando por saltear os cogumelos com 1 colher de sopa de molho de soja. Retirar parte da calda para os cogumelos fritarem, e juntar os restantes ingredientes, deixando cozinhar cerca de 15 mins até apurar. Juntar a calda dos cogumelos e deixar cozinhar mais um pouco, corrigindo os temperos no final. Dispor o puré e o recheio em camadas, e polvilhar com levedura nutricional (ou linhaça, ou pincelar com ovo) e levar ao forno até ficar dourado e a borbular.

 

Boas receitas!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.