Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Empadão de Carne com 4 Legumes

Apetecia-me chamar-lhe empadão de carne maravilhoso, a la Jamie Oliver, que adora colocar esse tipo de adjectivos nas receitas ;) mas optei pela versão mais descritiva da coisa. Fiz este empadão há umas semanas, quando tive umas amigas cá a jantar. Como gosto muito de dar o meu twist saudável a todas as receitas, fiz uma versão alternativa do empadão tradicional.

 

Começei com cozer 1 couve flor pequena, 1 batata doce média, 2 ou 3 batatas normais, e 2 cenouras médias até ficarem totalmente desfeitos. Temperei apenas com umas pedras de sal, passei e reservei. Numa frigideira, salteei 3 ou 4 cogumelos grandes (que sobraram desta receita de caril de grão com legumes) cerca de 5 minutos, apenas com um fio de azeite, e alho picado. Passados os 5 minutos, juntei a carne picada, cerca de 400g, vinho branco e molho de soja, e temperei com sal, pimenta, e um pouco de manjericão e oregãos secos, e deixei refogar, juntando posteriormente 1/2 curgete e 1 cenoura pequena raladas, até estar tudo devidamente cozinhado e apurado.

 

No fundo do pirex coloquei um pouco do molho da carne, para o empadão não agarrar. Depois "montei" o empadão: uma camada de puré, a carne no meio e outra camada de puré por cima. Para finalizar, pincelei tudo com um ovo batido, e levei ao forno cerca de 30/ 40 minutos a 180º.

 

Foi um sucesso :) Saudável, mas a fazer lembrar a comidinha da mamã. Não vou mentir, demorou algum tempo a fazer, mas valeu claramente a pena. E como juntámos legumes ao puré e à carne, rendeu bastante. Tradicionalmente 400g de carne picada alimenta 2 ou 3 pessoas, mas esta receita deu para jantarmos os 4, repetirmos todos, e ainda foi o meu almoço e do P no do dia seguinte.

 

20160320_194732

 

 

Ingredientes (6 refeições bem servidas):

1 couve flor pequena

1 batata doce média

2ou 3 batatas normais

2 cenouras médias

3 ou 4 cogumelos grandes

400 g de carne picada

1/2 curgete

1 cenoura pequena

Vinho branco

Molho de soja (usei tamari)

Manjericão e oregãos secos

Sal e pimenta q.b.

1 ovo

Azeite

 

 

Boas receitas!