Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Doce de Figo sem Açúcar

Esta é uma daquelas receitas super simples mas que fazem sempre sucesso num lanche ou brunch - fica maravilhoso com panquecas, ou barrado no pão. Funciona com qualquer fruta, e faço-a muitas vezes com frutos vermelhos, que tenho sempre congelados.

 

Desta vez, aproveitei os figos que tinha em casa (este docinho já tem umas semanas, e na realidade já foi todo), e fiz esta deliciosa compota de figo, adocada apenas com a água das tâmaras que usei para outra receita, e um pouco de agave. Coloquei os figos num tacho com bastante água (pelo menos o triplo da quantidade), sumo de 1 limão,  a água das tâmaras, o agave e deixei cozinhar durante cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente.

 

Quando estava em ponto estrada (passando a colher no fundo, fica uma caminho ou "estrada"), passei com a varinha. Parte coloquei numa taça para servir ao lanche, e o resto coloquei no frasco esterelizado, para ir comendo nos dias seguintes - sugiro juntar um fio de manteiga de amêndoa e pepitas de cacau cru, fica divinal!

 

DSC03268 (1).jpg

 

DSC03306 (2).jpg

 

 

Ingredientes:

1 dúzia de figos (+/-)

1 colher de sopa de agave

Água de tâmaras

Limão

Água

 

Colocar os figos num tacho com 2 ou 3 chávenas de água, 1 colher de sopa de água, e 1 chávena de água de demolhar tâmaras (aproveitei de outra receita, mas poderão substituir por outra colher de sopa de agave), sumo de 1 limão. Ir mexendo de vez em quando, e acrescentando água se necessário. Está pronto quando chegar ao ponto estrada. Nessa altura passar com a varinha, colocar num frasco esterilizado, e guardar no frigorífico.

 

Boas receitas!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.