Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Dip de Beringela e Iogurte

Apesar de ser absolutamente viciada em húmus ou qualquer outra coisa que contenha grão, este é talvez o nº 2 do meu top de dips/ patês vegetais/ o que lhe queiram chamar :) Está quase mano a mano com a minha pasta de abacate e tomate seco (aqui), mas ainda assim, vence. É a minha versão do famoso "baba ghanoush", e é perfeita para entrada dum jantar com amigos, ou para uma petiscada, ou simplesmente colocar numa buddha bowl como nós fizemos aqui há umas semanas. 

 

Começei por assar 1 beringela no forno a 180º, embrulhada em papel de prata. Ao fim de cerca de 40 minutos, retirei-a do forno e deixei arrefecer. Quando a beringela arrefeceu totalmente (podem colocar um pouco no frigorífico para acelerar o processo), cortei-a em pedaços e coloquei no processador de comida com 3 colheres de sopa de iogurte sem açúcar (eu usei um de soja e amêndoa da provamel, mas podem usar outro que prefiram, desde que não tenha açúcar, caso contrário vai alterar muito o sabor), 1 colher de sopa de tahini/pasta de sésamo, sumo de 1/2 limão, 1 colher de chá generosa de cominhos, um pouco de coentros em pó, 1 fio de azeite e outro de mel, uma pitada de pimenta e sal a gosto, e triturei até ficar bem cremoso.

 

Eu prefiro servir frio porque ganha outra consistência, mas podem comer de imediato. Ou às colheradas diretamente do processador ;)

 

2017-08-09 10.26.10 1 b.jpg

 

2017-08-03 08.35.21 1.jpg

 

 

Ingredientes:

Beringela assada

3 colheres de sopa de iogurte s/ açúcar

1 colher de sopa de tahini

1 colher de chá generosa de cominhos

Sumo de 1/2 limão

Coentros em pó

Azeite

Sal

 

Boas receitas!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.