Dip de Beringela e Iogurte
Apesar de ser absolutamente viciada em húmus ou qualquer outra coisa que contenha grão, este é talvez o nº 2 do meu top de dips/ patês vegetais/ o que lhe queiram chamar :) Está quase mano a mano com a minha pasta de abacate e tomate seco (aqui), mas ainda assim, vence. É a minha versão do famoso "baba ghanoush", e é perfeita para entrada dum jantar com amigos, ou para uma petiscada, ou simplesmente colocar numa buddha bowl como nós fizemos aqui há umas semanas.
Começei por assar 1 beringela no forno a 180º, embrulhada em papel de prata. Ao fim de cerca de 40 minutos, retirei-a do forno e deixei arrefecer. Quando a beringela arrefeceu totalmente (podem colocar um pouco no frigorífico para acelerar o processo), cortei-a em pedaços e coloquei no processador de comida com 3 colheres de sopa de iogurte sem açúcar (eu usei um de soja e amêndoa da provamel, mas podem usar outro que prefiram, desde que não tenha açúcar, caso contrário vai alterar muito o sabor), 1 colher de sopa de tahini/pasta de sésamo, sumo de 1/2 limão, 1 colher de chá generosa de cominhos, um pouco de coentros em pó, 1 fio de azeite e outro de mel, uma pitada de pimenta e sal a gosto, e triturei até ficar bem cremoso.
Eu prefiro servir frio porque ganha outra consistência, mas podem comer de imediato. Ou às colheradas diretamente do processador ;)
Ingredientes:
Beringela assada
3 colheres de sopa de iogurte s/ açúcar
1 colher de sopa de tahini
1 colher de chá generosa de cominhos
Sumo de 1/2 limão
Coentros em pó
Azeite
Sal
Boas receitas!