Crepes Veganos de Grão e Quinoa
Este é uma daquelas receitas tão, mas tão simples, que até dá vontade de bater com a cabeça na parede de não ter pensado nisto antes. A inspiração surgiu da tortilha vegan que está no livro "Os básicos da comida vegana" da Maria de Oliveira Dias do blog The Love Food. A tortilha dela é basicamente feita com farinha de grão em vez de ovos. Tão maravilhosamente simples. Se não conhecem o livro, vale bem a pena!!
Começei por saltear os cogumelos num pouco de molho de soja, e enquanto cozinhavam, preparei os crepes. Coloquei no liquidificador 1 chávena de farinha de grão, 1/2 chávena de farinha de quinoa, 1 chávena de água, sal, alho em pó e muitas ervas e especiarias (oregãos secos, manjericão, paprika, pimenta), e bati até ficar cremoso. Depois aqueci um pouco de óleo de côco na frigideira, e verti o preparado, o suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Uns minutos de cada lado, e ficam prontos, é ultra rápido! Por fim, recheei com os cogumelos e servi, acompanhados por uma salada de funcho, rúcula e cenoura, e um maravilhoso pesto de rúcula e hortelã, receita "emprestada" da Joana Limão.
Ingredientes:
1 chávena de farinha de grão
1/2 chávena de farinha de quinoa
1 chávena de água
Sal
Alho em pó
Ervas e especiarias a gosto
Triturar tudo na liquidificadora e fritar uns minutos de cada lado, numa frigideira aquecida com um pouco de óleo de côco.
Bónus - pesto de rúcula e hortelã:
1 chávena de amêndoas inteiras
1 mão cheia de rúcula
3 ou 4 pés de hortelã
2 dentes de alho
Sumo de 1/2 limão
Sal e azeite
Tritutei tudo uns minutos, mas deixei ficar ainda com pedaços, tal como o original ;)
O meu ficou ligeiramente picante, mas a combinação com o crepe, que não tem um sabor muito forte, foi perfeita.
Boas receitas!