Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Crepes de Maçã sem Glúten

E como não há jantarada sem sobremesa, por mais saudável que seja, na 6ªf, antes de fazer a bolonhesa especial de corrida, preparei estes meninos. Tinha visto na internet uma receita de crepes de maçã com folha de arroz (gostava muito de me lembrar onde para poder citar a fonte, mas não sei onde foi), e decidi inventar partindo desse pressuposto.

 

Começei por descascar 3 maçãs Golden, e colocá-las num tacho, com um pouco de água, uma colher de sopa de vinho do Porto branco, uma mão bem cheia de passas, canela em pó, extrato de baunilha e 2 colheres de sopa  -generosas - de xarope de ácer. Deixei levantar fervura e depois baixei o lume e deixei cozinhar durante uns 8 ou 10 minutos para amolecer um pouco a maçã e infundir bem a calda.

 

Findo esse tempo, demolhei folhas de arroz daquelas que se utilizam para fazer crepes vietnamitas em água morna durante cerca de 10 ou 15 segundos, não mais, para evitar que as folhas quebrassem (geralmente recomendam demolhar 30 segundos). Recheei os crepes com o preparado, coloquei um pirex de ir ao forno que untei previamente com um pouco de manteiga, e reguei tudo no final com a calda da maçã. As folhas eram relativamente pequenas, e deu para 8 crepes. Se utilizarem das maiores deverá dar para 4 ou 5.

 

Por esta altura já tinha o forno bem quentinho, pronto para receber os crepes. Deixei assar cerca de 10 minutos a 180º, depois polvilhei com 1 colher de sopa de açúcar mascavado e voltei a colocar mais 10 minutos no forno para dourar um pouco.

 

Acredito que teria ficado divinal comuma bola de gelado, que não tinha... mas também não ouvi queixas ;) É uma sobremesa leve, que não sendo excessivamente calórica, é suficientemente doce para finalizar uma refeição em beleza. Se experimentarem fico à espera de feedback :)  

 

 

IMG_20151030_192228 b.jpg

 

Ingredientes:

3 maçãs

Canela em pó (1 ou 2 colheres de chá)

1 mão cheia de passas

1 colher de chá de extrato de Baunilha

2 colheres de sopa de xarope de ácer

1 colher de sopa de vinho do Porto branco

1 colher de sopa de açúcar mascavado

Manteiga para untar

8 folhas de arroz

Água