Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Crepes de Espelta com Tempeh (e um bónus)

Este mês ando a fazer o desafio #gostome, um exercício de amor próprio lançado pela querida Cláudia (tudinho sobre isto na página dela - http://www.officinalis.pt/gosto-30-exercicios-de-amor/), e estes crepes surgiram - de forma muito natural porque já é hábito comermos bem lá por casa - a propósito de um dos primeiros desafios: cozinhar uma refeição com amor. Aproveitei alguns dos ingredientes que tinha comprado no dias anteriores, outros que nos foram dados pelos pais do P, e outros que tinhamos em casa, todos eles biológicos e naturais, e pus mãos à obra.

 

Esta receita é na verdade uma adaptação dos crepes de espelta com guacamole que fiz nesse dia. Os crepes são exatamente os mesmos (aliás, usei a massa que sobrou desse jantar para preparar estes crepes), e alterei apenas o recheio. Esta versão levou tempeh, e por isso poderão argumentar que não são tão naturais como a versão original, e eu concordo plenamente. Se preferirem a versão com guacamole deixo a receita em baixo, como bónus ;)

 

Para fazer a massa dos crepes, coloquei no liquidificador 2 chávenas de farinha de espelta integral que comprei na Maria Granel (usei a medida de cup = 200ml ou seja mais ou menos 200g), os pés de um molho de salsa, 3 chávenas de água, 2 ovos de linhaça, 1 fio de azeite, alho em pó, e sal a gosto, e triturei uns minutos até ficar bem cremoso. Depois untei uma frigideira anti-aderente com óleo de côco, coloquei uma pequena quantidade da massa no meio da frigideira (o equivalente a uma concha de sopa), e fui rodando a frigideira até a massa cobrir todo o fundo, formando uma camada fina de massa. Os crepes estão prontos quando se conseguirem soltar facilmente da fridigeira sem ajuda de qualquer utensílio.

 

Para os rechear usei alface, tempeh, espargos assados, e um molho de tahini e limão. Começei por fritar o tempeh (cortado em tiras finas) numa fridigeira anti-aderente com um fio de azeite, uma colher de sopa de molho de soja, e outra de miso, até ficar bem dourado. Os espargos assados são um dos meus acompanhamentos preferidos, faço-os sempre que encontro espargos em promoção (caso contrário são muito caros), e a receita é super simples: lavo os espargos, retiro o talo (a parte de baixo do pé, que é mais dura, e que utilizo para fazer caldos de legumes, por exemplo), tempero-os com azeite, pimentão doce e sal e levo-os ao forno cerca de 15 minutos a 200º até tostarem. Enquanto o tempeh e os espargos cozinhavam, preparei o molho de tahini e limão que não é mais do que uma colher de sopa de tahini batida com sumo de 1/2 limão, um generoso fio de azeite, e sal. 

 

Por fim, recheei os crepes, começando por barrá-los com um pouco do molho de tahini e limão, dispus umas folhas de alface por cima, os espargos, e finalmente, o tempeh crocante. Podem comer os crepes abertos, ou enrolá-los e comer à mão ;) Bom proveitoooo!!

 

DSC02285 b.jpg

 

DSC02302 c.jpg

 

 

Ingredientes (dá para cerca de 5 ou 6 crepes):

 

Crepes de Espelta

2 chávenas de farinha de espelta integral (mais ou menos 200g)

Talos de um molho de salsa

3 chávenas de água

2 ovos de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moida + 3 colheres de sopa de água = 1 ovo de linhaça)

1 fio de azeite

Alho em pó e sal a gosto

 

Triturar os ingredientes todos na liquidificadora uns minutos até ficar bem cremoso. Levar a uma frigideira anti-aderente untada com um pouco de óleo de côco e fritar até se conseguirem soltar facilmente da fridigeira. 

 

Recheio:

Tempeh crocante:

200g de tempeh cortado em fatias finas

1 colher de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de miso

1 fio de azeite

 

Molho de tahini e limão:

1 colher de sopa de tahini

Sumo de 1/2 limão

1 fio de azeite

Sal q.b.

 

Espargos assados:

1 molho de espargos (ou dois ;))

Azeite, sal e pimentão doce

 

Alface/ espinafres/ outra folha verde

 

Fritar o tempeh (cortado em tiras finas) numa fridigeira com um pouco de azeite, uma colher de sopa de molho de soja, e outra de miso, até ficar bem dourado. Enquanto o tempeh cozinha, temperar os espargos com sal, azeite e pimentão doce e assá-los cerca de 15 mins a 200º. Finalmente, preparar o molho de tahini misturando o tahini com o sumo de limão, azeite e sal, e barrar os crepes com este preparado, dispondo por cima umas folhas de alface, os espargos, e por fim, o tempeh crocante.

 

 

Guacamole da Inês (recheio alternativo):

2 abacates pequenos esmagados

1 tomate cortado aos cubos

Sumo de 1/2 limão.

Salsa picada

Sal q.b.

 

 

Boas receitas!

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.