Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Creme de Abóbora com Chips e Sementes da mesma :)

Hoje tive o meu primeiro dia de "depressão" pós-Verão. Senti, pela primeira vez este ano, que o Verão está mesmo a chegar ao fim, e que o Outono se aproxima a passadas largas. E, como muita gente bem entenderá, deu-me para comer. Muito, e mal. O que resultou numa neura ainda mais acentuada... e dores de estômago.

 

Para quebrar o ciclo, decidi fazer um jantar leve, que me fizesse lembrar as coisas boas que o Outono tem para oferecer :) E foi a altura ideal para abrir a (segunda) abóbora que os pais do P nos tinham dado, e que estava à espera, pacientemente, em cima da mesa da cozinha.

 

Inspirei-me num programa do Nigel Slater, em que ele fez uma sopa de abóbora com leite de côco (que eu omiti para  tornar mais leve), com chips de casca. O P cortou 4 fatias médias de abóbora, que colocámos no forno a 180º durante cerca de uma hora, com um pouco de azeite e sal. Para a base da sopa utilizei legumes que tínhamos em casa, relativamente neutros para não abafar o sabor da abóbora. Usei uma batata doce média, uma couve flor, dois chuchus, 3 cebolas pequenas. Temperei tudo com uns fios de acafrão (que poderão substituir por acafrão em pó), e sal, coloquei água até cobrir cerca de 2/3 dos legumes e deixei cozer cerca de 40 mins até os legumes terem amolecido. Entretanto retirei a abóbora do forno, separei a polpa, e voltei a colocar as cascas a assar mais uma meia hora. Como a abóbora é biológica, veio directamente da horta dos pais do P para nossa casa, não tem quaisquer aditivos e pesticidas, pelo que podemos comer tudo, incluindo a casca. Devo dizer que as chips de abóbora ficaram ma-ra-vi-lhosas. São parecidas com as cascas de batata frita que se vende em alguns restaurantes, mas numa versão mais saudável. Podem viver bem só por si, como snack ;)

 

Cerca de 10 mins antes de desligar a sopa e passar, juntei a polpa da abóbora ao resto dos legumes, para incorporar os sabores. Depois de passada até ficar bem cremosa como eu gosto, foi só juntar um fio de azeite por cima, colocar as chips e polvilhar umas sementes de abóbora que tostei uns minutos numa frigideira sem gordura.  

 

Ficou tããããooo booommm!! Para além de ter ficado rica e cremosa, as sementes e as cascas deram-lhe uma textura crocante que a tornou muito mais interessante. Ficámos ambos satisfeitos apenas com um prato de sopa, o meu estomâgo acalmou, e a minha disposição melhorou significativamente ;)

 

Vai para a lista de receitas a repetir este Outono! 

 

IMG_20150913_205611

 

Ingredientes:

Cerca de 400g de abóbora com casca

1 batata doce média

1 couve flor média

2 chuchus

3 cebolas pequenas

7 ou 8 fios de acafrão (ou uma colher de chá de acafrão em pó)

1 mão cheia de sementes de abóbora

Azeite e Sal q.b.

 

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.