Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Crackers de Algas Wakame

Nem sempre é fácil incorporar algas na alimentação, apesar de ser um alimento muito rico em nutrientes, como o cálcio e o iodo. São, por exemplo, uma fonte de vitaminha B12, especialmente importante no caso de dietas veganas. Cá em casa o nosso consumo de algas costuma limitar-se ao sushi, e à ocasional colher de clorela ou spirulina que adicionamos aos batidos.

 

A beleza destas crackers é que são super simples de fazer, ficam estaladiças e muito saborosas, perfeitas para comer como snack entre refeições. Andava para testar esta ideia há algum tempo, e fiquei mesmo feliz por ter funcionado tão bem.

 

Misturei 1 chávena (usei uma medida pequena!) de flocos de aveia, 1/2 de farinha de quinoa, e 3 colheres de sopa de algas wakame desidratadas e triturei tudo no processador até formar uma farinha grossa, com alguns pedaços maiores de alga. Juntei 1 colher de sopa de azeite e 1 chávena de água, misturei bem, e coloquei um pirex (forrado com papel vegetal), espalmando bem até ficar com 1 ou 2 mms de altura. Ajuda se colocarem papel vegetal também por cima.

 

Quando estiver devidamente espalhado, e uniforme, tirem o papel, polvilhem com uma pitada de sal (eu usei sal dos himalaias fino) e levem-nas ao forno pré aquecido a 180º durante cerca de 20-30 minutos, até começarem a ficar douradas. Deixem repousar uns minutos e depois partam em pedaços com as mãos, e deixem arrefecer totalmente antes de as guardar num recipiente bem fechado.

 

Para facilitar no final, ou se preferirem as vossas bolachas mais direitinhas, marquem-nas com uma faca em xadrex, de maneira a formar quadrados antes de as levar ao forno.

 

IMG_20170528_204439 b.jpg

 

IMG_20170528_204117 c.jpg

 

Ingredientes:

1 chávena de flocos de aveia 

1/2 chávena de farinha de quinoa

3 colheres de sopa de algas wakama desidratadas

1 chávena de água

1 colher de sopa de azeite

1 pitada de sal

 

Boas receitas!

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.