Crackers de Algas Wakame
Nem sempre é fácil incorporar algas na alimentação, apesar de ser um alimento muito rico em nutrientes, como o cálcio e o iodo. São, por exemplo, uma fonte de vitaminha B12, especialmente importante no caso de dietas veganas. Cá em casa o nosso consumo de algas costuma limitar-se ao sushi, e à ocasional colher de clorela ou spirulina que adicionamos aos batidos.
A beleza destas crackers é que são super simples de fazer, ficam estaladiças e muito saborosas, perfeitas para comer como snack entre refeições. Andava para testar esta ideia há algum tempo, e fiquei mesmo feliz por ter funcionado tão bem.
Misturei 1 chávena (usei uma medida pequena!) de flocos de aveia, 1/2 de farinha de quinoa, e 3 colheres de sopa de algas wakame desidratadas e triturei tudo no processador até formar uma farinha grossa, com alguns pedaços maiores de alga. Juntei 1 colher de sopa de azeite e 1 chávena de água, misturei bem, e coloquei um pirex (forrado com papel vegetal), espalmando bem até ficar com 1 ou 2 mms de altura. Ajuda se colocarem papel vegetal também por cima.
Quando estiver devidamente espalhado, e uniforme, tirem o papel, polvilhem com uma pitada de sal (eu usei sal dos himalaias fino) e levem-nas ao forno pré aquecido a 180º durante cerca de 20-30 minutos, até começarem a ficar douradas. Deixem repousar uns minutos e depois partam em pedaços com as mãos, e deixem arrefecer totalmente antes de as guardar num recipiente bem fechado.
Para facilitar no final, ou se preferirem as vossas bolachas mais direitinhas, marquem-nas com uma faca em xadrex, de maneira a formar quadrados antes de as levar ao forno.
Ingredientes:
1 chávena de flocos de aveia
1/2 chávena de farinha de quinoa
3 colheres de sopa de algas wakama desidratadas
1 chávena de água
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
Boas receitas!