Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Cogumelos recheados de 3 maneiras

Hoje foi dia de pestiscada cá em casa. Fazemos regularmente um lanche ajantarado com 2 casais amigos. Cada leva os ingredientes para fazer um ou dois petiscos, bebidas, juntamo-nos numa casa, preparamos a comida juntos e matamos saudades :)

 

Desta vez o jantar foi cá em casa e decidi fazer cogumelos recheados, inspirada pelo jantar no Great American Disaster, pimentos padrón que nunca faltam nestes jantares e o meu crumble de maçã sem gluten e sem lactose, cuja receita vou publicar já de seguida.

 

Preparei cogumelos portobello e cogumelos marron. Dizem que não se deve lavar os cogumelos para não soltarem tanta água quando cozinham, mas faz-me confusão não os passar por água. Portanto retirei-lhes os pés, lavei-os, sequei-os muito bem, e coloquei-os num tabuleiro com um fio de azeite. Para o recheio dos cogumelos portobello salteei espinafres com azeite e alho e tostei pinhões numa frigideira anti-aderente. Tostei os pinhões sem gordura porque eles já têm muita, que libertam ao tostar, e reservei-os para colocar sobre os espinafres depois de os retirar do forno.

 

Para os restantes cogumelos triturei no processador de comida uma embalagem de queijo mozarella sem lactose e 3 colheres de chá de queijo creme sem lactose - ambos à venda no Continente. Separei metade da mistura e preparei um molho de tomate com manjericão seco, oregãos, alho e uma pitada de sal e pimenta, recheei metade dos cogumelos marron com este preparado e coloquei o queijo por cima. À restante mistura de queijos, que ainda continuava no processador, juntei cebolinho, delícias do mar e uma pitada de sal, e recheei os restantes cogumelos. Foram ao forno pré-aquecido a 180º por 15 mins e depois aumentei para 200º outros 5mins para tostarem. O meu forno não é muito forte, mas num outro mais potente teriam ficado mais coraditos :)

 

No final, cortei manjericão fresco para polvilhar por cima dos cogumelos recheados com tomate, e juntei os pinhões aos portobello com espinafres.

 

Foram um sucesso! ;) A juntar aos pimentos padrón, que fritei com um fio de azeite numa frigideira antiaderente e depois juntei umas pedrinhas de sal no final, ao pica pau que a minha amiga S fez e à pizza da I, ambos sem lactose e ambos maravilhosos, tudo regado com um bom vinho, foi um manjar dos Deuses.

 

 

IMG_20150628_201510

 

 

IMG_20150628_201515

 

 

IMG_20150628_201450

 

 IMG_20150628_203102

 

 

IMG_20150628_202901

 

Ingredientes (para 6 pessoas):

2 cogumelos portobello grandes

1 caixa de cogumelos marron (cerca de 16 cogumelos)

400 g de espinafres

1 mão de pinhões

1 embalagem de queijo mozarella sem lactose

3 colheres de chá de queijo creme sem lactose

Polpa de tomate (3 ou 4 colheres de sopa)

Manjericão e oregãos secos

Alho

4 ou 5 delícias do mar

Cebolinho fresco

Manjericão fresco

Azeite, Sal e pimenta

 

Para os pimentos:

2 caixas de pimentos padrón

Azeite

Sal

(não há receita mais fácil :))

 

 

Boas petiscadas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.