Cogumelos recheados com Espinafres e Rebentos de Alho
Aposto que tinham saudades duma receitinha com cogumelos ;) Tenho andado um pouco viciada. Estes não são os maravilhosos cogumelos marinados da Joana Limão, mas sim uma alternativa mais saudável e nutritiva aos cogumelos portobello recheados.
Este fim-de-semana fomos espreitar o Amor Bio, onde comprámos várias coisas maravilhosas, entre elas rebentos de alho (fiquei tão curiosa que tive de os levar para casa), e um "queijo" ralado vegan com aspeto delicioso, feito com farinha de tremoço, entre outras coisas. Em casa, o processo foi ultra simples. Lavei os cogumelos (* nota no final), e coloquei-os num pirex de forno, com um fio de azeite. No processador de comida triturei uma mão cheia de folhas de espinafres, o "caule" dos cogumelos, que retirei para poder rechear, uma mão cheia de queijo "vegan", e umas pedrinhas de sal, e recheei os cogumelos com esse preparado. Por cima coloquei os rebentos de alho (são maravilhosos, recomendo vivamente! Têm um sabor mais suave que a maioria dos rebentos, com um ligeiro travo a alho), mais um pouco de "queijo", e um pouco de oregãos, e levei-os ao forno pré-aquecido 15 mins a 180º.
Para acompanhar, um clássico cá de casa: cuscus de espelta e chips de kale. O cuscus cozinhou enquanto os cogumelos estavam no forno. Coloquei a água a ferver com umas pedras de sal, desliguei o bico do fogão, juntei o cuscus e tapei. 5 minutos depois está pronto, é só mexer com um garfo. Fácil, fácil.
Quando às chips, adoro "crocantes" de legumes de qualquer forma e feitio e faço várias vezes chips de couve ou de casca de abóbora (são os meus favoritos). Regra geral, tempero-os com pimentão doce - admito que sou viciada - como podem comprovar aqui, aqui e aqui. Desta vez, para variar um pouco, temperei a kale (devidamente lavada e cortada), com um fio de molho de soja, uma colher de chá de caril em pó, 1/2 colher de chá de curcuma/ acafrão das índias, e uma pitada de sal, e levei ao forno num tabuleiro untado com um fio de azeite. Preparei-a e levei-a ao forno antes dos cogumelos, mas poderão fazê-lo depois. Preparam tudo enquanto os cogumelos cozinham e assim que sair um, entra o outro. As chips precisam de cerca de 15 ou 20 mins a 200º, mas convém ir mexendo para não queimar, nem agarrar muito.
Resultado final: uma receita super leve, e deliciosa. A combinação dos espinafres com os rebentos de alho e o "queijo" é perfeita, e os cuscus e a kale são um clássico, funcionam sempre ;)
Se não encontrarem rebentos de alho e queijo vegan, sugiro usarem alho normal, e levedura de cerveja em alternativa ao queijo. E poderão juntar frutos secos picados para tornar a refeição mais rica :)
O céu é o limite!!
* Eu sei que não é aconselhável lavar os cogumelos dado que já de si largam muita água, mas faz-me confusão limpá-los apenas com papel, e seco-os muito bem depois de lavar.
Ingredientes:
Cogumelos recheados
4 cogumelos portobello
1 mão cheia de espinafres
1 mão cheia de rebentos de alho
2 mãos cheias de quejo "vegan"
Oregãos secos
Azeite e sal a gosto
(medidas ultra científicas :P)
Chips de Kale
Um bom punhado de Kale
1 colher de chá de caril em pó
1/2 colher de chá de curcuma em pó (acafrão das índias)
1 fio de molho de soja
1 pitada de sal
1 fio de azeite
Cuscus de espelta ou de milho para acompanhar
Boas receitas!