Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Cogumelos com Espinafres e Tomate Seco

Esta é uma entrada super simples de fazer, mas que, com um bom acompanhamento também faz uma refeição veggie maravilhosa :) Se, como eu, são apaixonados por tomate seco, então vão-se deliciar. A ideia era fazer uma espécie de cogumelos gratinados - mas numa versão veggie - e sem lactose.

 

Comecei por lavar e secar bem os cogumelos portobelo, e retirar o talo, que parti em pedaços pequenos e levei a saltear uns minutos com um pouco do azeite do tomate seco - faz toda a diferença no sabor. Os cogumelos coloquei num pirex com um fio de azeite, prontos para serem recheados.

 

Entretantos, aos talos dos cogumelos juntei 6 ou 8 tomates secos partidos em pedaços pequenos e uma quantidade bem generosa de espinafres, porque todos sabemos que eles desaparecem quando cozinhados... temperei tudo com sal, pimenta e alho, e deixei cozinhar. Quando os espinafres estavam cozinhados (reduzidos a quase nada, na realidade), juntei 1 colher de chá de ghee (se forem vegan podem saltar este passo), 2 colheres de sopa de levedura nutricional e um fio de leite vegetal - de preferência neutro, tipo arroz, para não tornar o molho muito doce - e deixei reduzir e apurar uns minutos.

 

Recheei os cogumelos com este preparado, cobri com uma mistura de levedura e linhaça, e polvilhei um pouco de cebolinho picado, e levei ao forno até tostar (cerca de 20-30 minutos a 180º). Se preferirem, em vez do cebolinho, podem usar manjericão, que também fica perfeito.

 

Para acompanhar, podem servir com umas batatinhas doces assadas :)

 

 

DSC03330 (2).jpg

 

DSC03321 (3).jpg

 

 

Ingredientes:

4 cogumelos portobello médios/ grandes

6 ou 8 tomate secos

1 saco de espinafres bio

1 colher de chá de ghee

2 colheres de sopa de levedura

1 fio de leite vegetal

Alho, sal e pimenta

 

Para a cobertura:

1 colher de sopa de linhaça

1 colher de sopa de levedura

Cebolinho a gosto

 

Lavar os cogumelos, retirar o talo, e colocar num pirex com um fio de azeite. Saltear os talos com o tomate seco, partidos em pedaços, juntar os espinafres, temperar e deixar cozinhar. Juntar o ghee, levedura e leite, até formar um molho cremoso. Rechear os cogumelos, colocar a mistura de linhaça e levedura por cima, cebolinho, e levar ao forno cerca de 20/ 30 minutos a 180º, ou até tostar.

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.