Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Chips de Beterraba

Temos sempre beterrabas em casa, que geralmente utilizamos para fazer sumos como este de beterraba, maçã e cenoura, um dos meus preferidos de sempre (fica maravilhoso com ou sem aipo, como a receita sugere). E tentamos comprar, sempre que possível, as beterrabas com rama/talos porque adoramos assá-los como já tenho referido no instagram, por exemplo aqui, e aqui, ou nesta receita de hambúrgeres de grão e beringela com talos de beterraba.

 

Apesar de todos os seus benefícios, nomeadamente o facto de ser rica em ferro, acho a beterraba muito doce, pelo que tento sempre de conjugá-la com alguma coisa ácida, por exemplo maçã verde ou limão. Esta receita de chips de beterraba é perfeita para quem, como eu, prefere disfarçar a docura e o forte sabor a "terra" característicos da beterraba.

 

Começei por lavar, descascar e laminar uma beterraba média/grande no processador de comida. Podem utilizar a mandolina, ou cortar à mão, mas quanto mais grossa ficar, mais tempo terão de a deixar no forno. Eu cortei a minha bem fina, para ficar mais estaladiça. Coloquei tudo numa bacia, e temperei-a com azeite, sumo de 1/2 limão, um fio de vinagre de sidra, outro de vinagre balsâmico (concentrado), e uma pitada de pimenta. Coloquei cerca de 1 colher de sopa de cada vinagre, mas poderão ajustar a vosso gosto. Massajei tudo uns minutos, para envolver bem e porque, como diz a minha querida Joana Limão, quando tratamos a comida com amor, parece que isso passa para o sabor. E não é que concordo com ela?! :)

 

Por fim, coloquei tudo no tabuleiro, forrado com papel vegetal, espalhei umas pedras de sal por cima, e levei ao forno cerca de 15 minutos, a 200º. Quando estavam suficientemente tostadas, retirei-as do forno e deixei repousar uns minutos antes de as juntar a esta bonita taça arco-íris para um almoço tardio de fim de semana :) 

 

Super simples, estaladiças e saborosas. Na minha opinião, e do P, esta conjugação do limão com os 2 tipos de vinagre foi perfeita para contrabalançar a docura da beterraba. E disfarçar o sabor. Deliciámo-nos a comer as chips à mão, estilo snack, mesmo antes do almoço. Quase não sobrava nada...

 

IMG_20170311_141639 c.jpg

 

Antes:

IMG_20170311_132823 b.jpg

 

Depois:

IMG_20170311_135727 b.jpg

 

Ingredientes:

1 beterraba média

1 fio de azeite

Sumo de 1/2 limão

1 colher de sopa de vinagre de sidra

1 colher de sopa de vinagre de balsâmico

1 pitada de pimenta

Sal a gosto

 

Boas receitas!