Brownie Tolerante com (1) Avelãs e (2) Laranja
Entreguei a minha última prenda de Natal recentemente pelo que, finalmente posso partilhar convosco estas receitas de brownie de frasco que fiz para oferecer. Fiz duas versões, partindo da mesma base, com umas pequenas diferenças. Ambos ficaram maravilhosos, e são super fáceis de fazer.
Brownie de Avelãs:
150g de amêndoa moída (fina)
150g de açúcar mascavado
50g de avelãs moídas (grosssa, de forma a ficar ainda com pedaços)
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de pepitas de cacau cru
1 colher de sopa de açaí em pó (podem não colocar)
½ chávena de óleo de côco (ou manteiga derretida)
2 ovos
Brownie de Laranja (podem substituir por frutos vermelhos por exemplo ;)):
100g de amêndoa moída (fina)
50 g de farinha de espelta
150g de açúcar mascavado
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de pepitas de cacau cru
1 colher de sopa rasa de casca de laranja em pó
3 laranjas kumquats desidratadas picadas (podem usar laranja normal)
½ chávena de óleo de côco (ou manteiga derretida)
2 ovos
Misturei todos os ingredientes secos, juntei os líquidos, envolvi bem com um garfo, e coloquei o preparado numa forma forrada com papel vegetal. [Como fica muito espesso, molhei uma colher em água para conseguir espalhá-lo melhor]. Levei-o ao forno cerca de 30-35 minutos a 180º (pré-aquecido, sempre).
Ficaram lindões, não ficaram? O sabor era ainda melhor, acreditem :)
Nas versões em frasco, coloquei todos os ingredientes secos em camada, e depois acrescentei uma etiqueta com as restantes intruções. Tentei alternar ingredientes com cores diferentes e colocar os pedaços maiores em cima, para criar um efeito mais bonito. A etiqueta continha indicações para para misturar todos os ingredientes secos numa tigela, juntar óleo de côco (ou manteiga derretida, sendo que eu prefiro sempre o óleo de côco), colocar num pirex, e levar ao forno 30-35 minutos, a 180º, e disfrutar!!!
Espero que tenham feito tanto sucesso junto dos meus amigos como aqui por casa!! ;) Há ainda uma 3ª versão que quero experimentar, com lima desidratada - sim, existe!! - mas nesta fase ainda andamos a tentar recuperar das festas, pelo que vai ter de ficar para outra altura :)
Boas receitas!