Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolonhesa de Soja com Cogumelos

Ainda há pouco tempo publiquei uma bolonhesa de cogumelos, mas na verdade temos andado a fazer tantas variações deste prato, que decidi publicar uma outra versão, um pouco mais rica. O bom desta receita é que o que tem de saborosa, tem também de facilidade e rapidez de preparação. Esta versão veggie, para além de tudo, é também relativamente barata, e quantos mais legumes conseguirem incorporar, melhor! Mais nutritiva, e mais barata fica. Fica o desafio ;) Costumo acrescentar frequentemente curgete, especialmente quando cozinho para outras pessoas, porque o sabor é relativamente neutro e passa muito bem despercebido, mas também funciona bem com espinafres, couve coração, couve portuguesa, ou - neste caso - uma deliciosa couve galega que trouxemos da Quinta do Arneiro quando lá fomos almoçar o fim de semana passado!

 

Para começar, coloquei o granulado de soja a demolhar durante cerca de 20 minutos. Usei 65g de granulado de soja, e em 20 minutos ela inchou para o dobro (convém colocar bastante água quando o demolham!). Enquanto o granulado fazia a sua magia, salteei 1 caixa de cogumelos paris laminados com 1 fio de azeite e alho, até ganhar alguma cor. Passados uns minutos juntei o granulado de soja, e cerca de 50 ml de vinho tinto, e levantei fervura para o alcool evaporar. Depois juntei 1 couve galega cortada grosseiramente, 1 frasco de polpa de tomate bio com manjericão (idealmente utilizaria polpa de tomate e juntar-lhe-ia manjericão fresco, mas à falta de melhor, esta alternativa funcionou bastante bem), uma mão cheia de tomilho fresco, oregãos secos, 1 copo de água, sal e pimenta e deixei cozinhar uns 15 ou 20 minutos. Eu adoro oregãos e por isso ponho sempre bastante, mas basta 1 ou 2 colheres de chá para lhe dar aquele sabor característico. No final juntei 1 fio de vinagre balsâmico para cortar a acidez do tomate (li algures esta dica, e a verdade é que funciona!), corrigi temperos e deixei apurar mais uns minutos.

 

Acompanhámos esta bolonhesa com massinha em espiral, mas podem usar outra a vosso gosto. Caso utlizem massa sem glúten, juntem 1 fio de azeite, ou envolvam de imediato com o molho porque tende a colar e desfazer-se mais facilmente. No final juntámos um pouco de levedura nutricional para ficar com aquele saborzinho característico a queijo, e está pronta para ser atacada ;) 

 

 

DSC01758 b.jpg

 

DSC01765 c.jpg

 

Ingredientes (cerca de 6 pratos):

65g de granulado de soja

200g de cogumelos paris

2 dentes de alho

1 fio de azeite

50 ml de vinho tinto

1 frasco de polpa de tomate com manjericão

2 colheres de chá de oregãos secos

1 couve galega picada grosseiramente

1 mão seca de tomilho fresco

1 fio de vinagre balsâmico

200 ml de água (1 copo)

Pimenta e sal a gosto

 

Para acompanhar:

100g de massa

1 ou 2 colheres de sopa de levedura nutricional

 

Começar por colocar o granulado de soja a demolhar cerca de 20 mins. Fritar os cogumelos uns minutos em azeite e alho. Juntar o vinho e o granulado de soja e levantar fervura para o alcool evaporar. Juntar os restantes ingredientes (excepto o vinagre) e deixar cozinhar 15 ou 20 minutos. No final, juntar 1 fio de vinagre balsâmico, corrigir temperos e deixar apurar. Servir a bolonhesa acompanhada de massa, e polvilhada com levedura nutricional.

 

Bom proveito!