Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Laranja Molhadinho

Este bolo é uma perdição. Os pais do P tinham-nos trazido um saco de laranjas e entre sumos e lanches, queria dar-lhes um outro uso. Algo doce, decadente, mas saudável o suficiente para não pesar na consciência, nem (muito) na balança ;) 

 

Numa taça, juntei as farinhas e a goma xantana, e envolvi tudo com a ajuda de um garfo. Juntei o xarope de côco, e o sumo de laranja, voltei a mexer bem, e reservei. Entretanto, escorri a água de uma lata de grão de bico, e bati a água numa batedeira até ficar com a textura semelhante a claras em castelo - a chamada aquafaba. Demora um pouco, mas acreditem que fica i-gual. E é totalmente vegetal ;) Se puderem fazer a aquafaba com água de grão cozido em casa, perfeito! Eu usei uma lata de grão orgânico, que foi a melhor alternativa que consegui, dado que não tinha possibilidade de usar a versão fresca. 

 

Quando a aquafaba estava no ponto (tal como as claras em castelo que estão prontas quando conseguimos virar a taça sem elas se mexerem), fui juntando e envolvendo-a na mistura anterior, com cuidado para não "cair", isto é, para não perder as bolhas de ar.

 

Coloquei o preparado numa forma, e levei-o ao forno pré-aquecido cerca de 40-45 mins a 180º. Este bolo não é especialmente doce, porque queria uma opção para pequeno almoço/ lanche, que não fosse enjoativa, mas acabei por colocar um fio de mel por cima (que podem substituir por agave ou de xarope de ácer), e polvilhar o bolo com sementes de papoila e raspas de laranja, e ficou per-feito. Molhadinho, doce q.b., e absolutamente delicioso ;)

 

Expero que gostem!! Poderão experimentar fazer este bolo com outras farinhas, ou noutras quantidades. Mas se puderem e tiverem os ingredientes, recomendo esta mistura, que ficou mesmo perfeita. Se experimentarem com outras combinações de farinhas digam-me que tal ficou ;)

 

 

DSC01884 b.jpg

 

 

DSC01895 b.jpg

 

 

DSC01882 b.jpg

 

 

Ingredientes:

40g de farinha de quinoa

40g de farinha de arroz

80g de farinha de amêndoa

90g de farinha de milho

Aquafaba

1 colher de chá de goma xantana

100 ml de xarope de côco (ou outro adoçante vegetal)

Sumo de 4 laranjas

 

Cobertura:

Mel ou um adoçante vegetal (para uma versão totalmente vegan ;)) 

Sementes de papoila

Raspas de laranja

 

[Para uma versão não vegan, podem substituir a goma xantana e a aquafaba por ovos - 2 gemas + 2 claras batidas em claras em castelo ;)]

 

Misturar os ingredientes secos com um garfo. Juntar a geleia de côco e o sumo de laranja e reservar. Bater a água escorrida de uma lata de grão até ficar com uma textura semelhante a claras em castelo e envolver cuidadosamente para não perder as bolhas de ar. Colocar numa forma, levar cerca de 40-45 minutos ao forno (pré-aquecido) a 180º. Cobrir com um fio de um adocante à escolha (mel, xarope de ácer ou outro), polvilhar sementes de papoila e raspas de laranja, e acompanhar este delicioso bolo com um chá quentinho. E um bom filme ;)

 

Bom proveito! E boas receitas!!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.