Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Côco e Limão

Este fim de semana tivemos uns amigos a lanchar lá em casa, e apesar de me sentir um bocadinho enjoada (há dias piores e melhores ;)), estava com vontade de fazer bolinho caseiro para servir ao lanche... e lembrei-me de improvisar um bolo de limão porque tinha lá uns bem amarelinhos a sorrir para mim há vários dias. Os pais do P volta e meia mandam-nos limões, tangerinas e laranjas, e portanto, felizmente, citrinos não nos faltam no Inverno :) 

 

Juntei uma série de ingredientes no processador, bati tudo, e levei ao forno - nada mais fácil - e tenho-vos a dizer que ficou DELICIOSO. Este não é um bolo fofo, mas sim daqueles mais fudgy, estilo brownie, mas fez muito sucesso e acreditem quando vos digo que precisam de experimentar comer uma fatia com uma colher de manteiga de amêndoa por dia. A sério, que delícia!! :) 

 

Usei o sumo de 3 limões, 3 ovos biológicos, as sementes duma vagem de baunilha, 1 chávena de aveia (usei inteira em flocos e deixei a máquina fazer o seu trabalho e triturá-la ;)), 1 chávena e 1/2 de farinha de côco, 1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno, 2 colheres de sopa de polvilho, 1 chávena de xarope de ácer, 1/2 chávena de leite vegetal (usei de arroz) e 1/4 de chávena de óleo de côco. Caso prefiram, ou tenham alguma restrição, podem substituir a aveia por mais farinha de trigo sarraceno, ou farinha de arroz, acredito que também fique bom ;) Depois digam-me como ficou!!

 

Como referi, simplesmente bati tudo no processador durante uns minutos e levei ao forno cerca de 40 minutos a 180º. Mas antes, polvilhei o bolo com umas sementes de trigo sarraceno que tostaram no forno, e lhe deram um toque maravilhosamente crocente. Se puderem, não saltem este passo, porque acreditem que faz toda a diferença ;)

 

Depois acompanhámos o bolinho com um pouco de manteiga de côco derretida - só porque adoro - e um belo chá quentinho!! Espero que experimentem e me digam se gostaram ;)

 

2019-02-02 04.17.55 2 (2).jpg

 

2019-02-06 01.25.39 1.jpg

 

2019-02-06 01.25.41 1-02 (2).jpeg

 

Ingredientes:

Sumo de 3 limões

3 ovos biológicos

Sementes de 1 vagem de baunilha

1 chávena de aveia (farinha ou em flocos) *

1 chávena e 1/2 de farinha de côco

1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno

2 colheres de sopa de polvilho doce

1 chávena de xarope de ácer

1/2 chávena de leite vegetal (usei de arroz)

1/4 de chávena de óleo de côco derretido

 

* Para a versão #endotolerante, substituir a aveia por farinha de arroz ou mais farinha de trigo sarraceno

Sementes de trigo sarraceno

 

Manteiga de côco derretida

 

Bater tudo no processador e levar ao forno cerca de 40 minutos a 180º numa forma devidamente untada, polvilhada com umas sementes de trigo sarraceno. Servir com um pouco de manteiga de côco derretida por cima.

 

Boas receitas, bem docinhas! ;)

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.