Bolo de Côco e Limão
Este fim de semana tivemos uns amigos a lanchar lá em casa, e apesar de me sentir um bocadinho enjoada (há dias piores e melhores ;)), estava com vontade de fazer bolinho caseiro para servir ao lanche... e lembrei-me de improvisar um bolo de limão porque tinha lá uns bem amarelinhos a sorrir para mim há vários dias. Os pais do P volta e meia mandam-nos limões, tangerinas e laranjas, e portanto, felizmente, citrinos não nos faltam no Inverno :)
Juntei uma série de ingredientes no processador, bati tudo, e levei ao forno - nada mais fácil - e tenho-vos a dizer que ficou DELICIOSO. Este não é um bolo fofo, mas sim daqueles mais fudgy, estilo brownie, mas fez muito sucesso e acreditem quando vos digo que precisam de experimentar comer uma fatia com uma colher de manteiga de amêndoa por dia. A sério, que delícia!! :)
Usei o sumo de 3 limões, 3 ovos biológicos, as sementes duma vagem de baunilha, 1 chávena de aveia (usei inteira em flocos e deixei a máquina fazer o seu trabalho e triturá-la ;)), 1 chávena e 1/2 de farinha de côco, 1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno, 2 colheres de sopa de polvilho, 1 chávena de xarope de ácer, 1/2 chávena de leite vegetal (usei de arroz) e 1/4 de chávena de óleo de côco. Caso prefiram, ou tenham alguma restrição, podem substituir a aveia por mais farinha de trigo sarraceno, ou farinha de arroz, acredito que também fique bom ;) Depois digam-me como ficou!!
Como referi, simplesmente bati tudo no processador durante uns minutos e levei ao forno cerca de 40 minutos a 180º. Mas antes, polvilhei o bolo com umas sementes de trigo sarraceno que tostaram no forno, e lhe deram um toque maravilhosamente crocente. Se puderem, não saltem este passo, porque acreditem que faz toda a diferença ;)
Depois acompanhámos o bolinho com um pouco de manteiga de côco derretida - só porque adoro - e um belo chá quentinho!! Espero que experimentem e me digam se gostaram ;)
Ingredientes:
Sumo de 3 limões
3 ovos biológicos
Sementes de 1 vagem de baunilha
1 chávena de aveia (farinha ou em flocos) *
1 chávena e 1/2 de farinha de côco
1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno
2 colheres de sopa de polvilho doce
1 chávena de xarope de ácer
1/2 chávena de leite vegetal (usei de arroz)
1/4 de chávena de óleo de côco derretido
* Para a versão #endotolerante, substituir a aveia por farinha de arroz ou mais farinha de trigo sarraceno
Sementes de trigo sarraceno
Manteiga de côco derretida
Bater tudo no processador e levar ao forno cerca de 40 minutos a 180º numa forma devidamente untada, polvilhada com umas sementes de trigo sarraceno. Servir com um pouco de manteiga de côco derretida por cima.
Boas receitas, bem docinhas! ;)