Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Côco e Cacau

Andamos numa missão cá por casa: gastar o máximo de coisas possíveis antes da mudança (é já daqui a menos de 2 semanas!! - o tempo voa). Já é costume ocasionalmente fazermos uma "revista" à despensa (que não é mais do que 2 prateleiras do armário da cozinha), para perceber o que está perto do prazo de validade, e que tem de ser gasto. No caso da despensa, estamos a falar de farinhas, sementes, frutos secos, cacau, entalados, ou seja, coisas com mais validade, mas que também têm prazos. Com a aproximação da mudança, esta revisão tem sido mais frequente. Em todas as frentes. O congelador tem sido alvo de frequente escrutínio ;), assim como o frigorífico, a despensa e os milhares de frascos com coisas que tenho espalhados pela cozinha e pela mesa da sala.

 

Resultado: temos toda umas lista de receitas "to do" coladas à porta do frigorífico, para ir incluindo nos menús semanais; e as as criativas receitas de aproveitamento têm sido mais frequentes do que é costume. Este bolinho resultou de uma série de "vou acabar com isto" conjugados numa só receita, mas ficou tão delicioso que decidi partilhar ;)

 

O côco já tinha passado da validade (mas ainda estava bom), e portanto era a prioridade nº1 da lista. Comecei por colocá-lo no processador, e batê-lo uns minutos na tentativa de fazer algo semelhante a manteiga de côco, mas demorou tanto tempo que acabou por ficar num estádio intermédio. Ao côco juntei uns restinhos de alperces e ameixas secas, 3 tâmaras (os tais "vou acabar com isto"), 2 chávenas de aveia, 1/2 chavena de sementes de girassol, 4 colheres de sopa de óleo de côco, 1/2 chávena de cacau, 1/4 de agave, 2 ovos, bati tudo e levei ao forno cerca de 40 minutos a 180º. 

 

Olhem-me só esta consistência... não ficou apetitoso?! Tentem deixá-lo arrefecer um pouco antes de comer. E experimentem juntar um pouco de manteiga de côco e sementes germinadas, para o tornar ainda mais rico, e com um toque crocante - prometo que não se vão arrepender ;)

 

DSC02755 b.jpg

 

DSC02761 b.jpg

 

 

Ingredientes:

200g de côco ralado

2 chávenas de aveia

1/2 chavena de sementes de girassol

4 colheres de sopa de óleo de côco

1/2 chávena de cacau cru em pó

1/4 de chávena de agave

9 ameixas secas

2 alperces

3 tâmaras

2 ovos

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.