Bolo de Chocolate Vegan
Para mim, este é o melhor bolo de chocolate que conheço. "Roubei" a receita deste site e adaptei ligeiramente:
http://www.littlehouseliving.com/wacky-cake.html#_a5y_p=1146945
A receita é muito simples e utiliza poucos ingredientes, portanto é ideal para fazer quando não temos muito tempo para ir às compras, e preparar as coisas com antecedência. Que no fundo é como eu gosto. Tudo muito simples e prático, sem prejuízo do sabor ;)
Em vez de óleo normal, uso óleo de côco, que o torna mais saudável e com aquela consistência mais rica, quase tipo brownie. E geralmente faço uma cobertura, não de chocolate, como sugerem na receita original, mas de compota de frutos vermelhos. O contraste dos frutos vermelhos com o chocolate fica perfeito.
Para fazer a compota de frutos vermelhos, colocar num tacho uma caixa de frutos vermelhos congelados, 3 colheres de sopa de acúçar, uma colher de vinho do porto branco, e duas colheres de sopa de água. Assim que levantar fervura, baixar e deixar cozinhar uns 10-15 minutos até reduzir e engrossar um pouco.
A cobertura não é obrigatória, mas funciona muito bem e ajuda a cortar o sabor intenso a cacau. E prepara-se em minutos.
Ingredientes:
3 chávenas de farinha de espelta (funciona muito bem com farinha sem glúten)
2 chávenas de açúcar mascavado
1/2 chávena de cacau em pó
1 colher de chá de sal
2 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de baunilha em pó
2/3 de chávena de óleo de côco
2 chávenas de água
É só bater tudo no processador de comida - ou numa batedeira, ou à mão - e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 mins (dentro duma forma devidamente untada e forrada com papel vegetal no fundo, senão cola ;)). Assim que o palito estiver limpo, está pronto.
Compota de frutos vermelhos:
1 caixa de frutos vermelhos congelados
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de vinho do porto branco
2 colheres de sopa de água.
Colocar tudo num tacho em lume médio-alto até levantar fervura. Assim que começar a borbulhar, baixar e deixar cozinhar uns 10-15 minutos. Esperar que o bolo arrefeça completamente antes de a deitar por cima ;)
~~~~
Atualizado a 16/12/2017: também funciona bem com uma cobertura de "caramelo". Eu gosto muito da receita de caramelo de malte da Joana Alves. Já fiz a original e versões adaptadas e é sempre delicioso. Em baixo deixo uma versão baseada da receita da Joana, que fiz para o aniversário dum amigo.
Caramelo de Malte (adaptado da Joana Alves):
Colocar num tacho 300ml de leite de côco, 150ml de malte de cevada, 50ml de geleia de milho, 1 colher de café de baunilha em pó e uma pitada de sal. Deixar ferver uns minutos e peneirar 1 colher de chá de goma xantana para ajudar a engrossar e ir mexendo bem para evitar que ganhe grumos. Deixar ferver uns minutos e desligar. Podem coar para ficar com uma textura mais suave.
Boas receitas, bem docinhas ;) !!